Presidente do TJAP participa de cerimônia de posse do Conselho Municipal de Assistência Social

posseconselhopres (1).jpgO presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Carlos Tork, participou da solenidade de posse da nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. O Conselho é paritário, com 12 membros, sendo formado por seis representantes da sociedade civil e seis dos órgãos municipais, para um mandato de dois anos (biênio 2018-2020). A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (19) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá.

posseconselhopres (4).jpgO desembargador Carlos Tork ressaltou a representatividade do Conselho por meio da diversidade que a nova composição apresenta, dando voz para várias entidades representativas da sociedade. “Nesta nova composição podemos ver o que há de mais belo em nosso país, que é nossa diversidade cultural, e o respeito a essa diversidade é o que nos faz mais humanos”, ponderou.

Secretária Municipal de Assistência Social, Simone Palheta evidenciou que um dos principais desafios que os novos conselheiros terão é a efetivação da política do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. “Nosso desafio é fazer com que o SUAS seja efetivado na íntegra, sendo compreendido, quebrando rótulos e mudando a visão da sociedade sobre os conceitos do serviço social”, argumentou.

posseconselhopres (2).jpgO Sistema Único de Assistência Social tem como função realizar a gestão do setor de forma descentralizada e participativa, constituindo-se na regulação e organização das ações socioassistenciais em todo o território nacional, que fortalecem a convivência familiar e comunitária. Configuram-se também em escuta e apoio sociofamiliar, informações para garantir direitos, geração de trabalho e renda e orientação para outras políticas públicas.

A secretaria Simone Palheta enfatizou ainda a importância do Conselho como órgão fiscalizador das ações socioassistenciais. “A posse desta nova equipe é muito significativa, pois o Conselho é um organismo de controle social que tem como papel dar transparência a todos os atos relacionados à assistência social,”, concluiu.

posseconselhopres (7).jpgO Conselho Municipal de Assistência Social foi criado em 1997 com a finalidade de aprovar a política municipal de assistência social, fazendo parte de sua formulação, normatizando, disciplinando, acompanhando, auditando e controlando a gestão e a execução dos serviços, programas e projetos realizados pela rede.

posseconselhopres (8).jpgA mesa de honra da solenidade foi formada pelo presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork; prefeito de Macapá, Clécio Luis Vilhena; secretária municipal de Assistência Social, Simone Palheta; ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Aldenora Gonzales.

- Macapá, 19 de novembro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD