Juizado da Violência Doméstica de Macapá terá 87 audiências na 12ª Semana Justiça Pela Paz em Casa

justicapazcasamcp 1A 12ª edição da Semana Justiça Pela Paz em Casa acontece de 26 a 30 de novembro e é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais estaduais em todo país. No Amapá, o Juizado da Violência Doméstica de Macapá está preparado para o evento com 87 audiências agendadas. Maioria dos processos envolve ameaça e agressão psicológica e física contra a mulher.

justicapazcasamcp 2“Essa será a terceira Semana, fechando a programação de 2018. Em Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher; em seguida o aniversário da Lei Maria da Penha, em agosto; e o novembro, que marca o combate à violência contra a mulher. A Semana Justiça Pela Paz em Casa visa dar vazão a julgamentos, e nós dobramos o número dos julgamentos contando com apoio do TJAP, Defensoria Pública e outros órgãos”, ressaltou o juiz Normandes Sousa, titular do Juizado da Violência Doméstica de Macapá. 

A equipe do Juizado, que irá atuar na Semana Justiça Pela Paz em Casa, é composta por 17 profissionais e contará com três defensores públicos, duas promotoras de justiça e dois juízes. Serão disponibilizadas duas salas para o atendimento de cerca de 20 audiências por dia.    

justicapazcasamcp 6“Serão 87 audiências em apenas quatro dias (no dia 30 será Feriado Estadual), o que eu considero um número de processos expressivo. Nossa experiência mostra que nas últimas edições do evento quase a totalidade de audiências obtiveram sucesso”, declarou o titular.  

A Semana Justiça pela Paz em Casa tem como objetivo acelerar a prestação jurisdicional de casos de violência doméstica e familiar por meio do julgamento de casos de tentativas de assassinato e de feminicídios. O programa iniciou-se em 2015 e foi oficialmente incorporado pelo CNJ por meio da Resolução 254/2018, que trata da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra as Mulheres. 

“É bom lembrar que por mais que sejamos uma Vara especializada, nós fazemos justiça de forma isenta. Então, o homem não precisa pensar que será injustiçado. Ele vai ter seu direito de defesa garantido, talvez até absolvido, depende da dinâmica dos fatos”, disse o juiz Normandes Souza.

Macapá, 23 de novembro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora     

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD