6ª Caminhada da Conciliação marca o encerramento da 13ª Semana Nacional de Conciliação promovendo a cultura da paz

6caminhadaconciliacaoa 7Realizada na manhã do dia 10 de novembro, e concentração às 8 horas da manhã na Praça Veiga Cabral (centro de Macapá), a 6ª Caminhada da Conciliação percorreu as ruas do centro comercial da capital e reuniu magistrados, servidores, mediadores e conciliadores, além de professores, acadêmicos de direito, voluntários e sociedade em geral em um grande ato pela paz que seguiu até o gramado da Fortaleza de São José de Macapá. (ACESSE AS FOTOS AQUI)

6caminhadaconciliacaoa 59A desembargadora Sueli Pini, coordenadora da política de conciliação no TJAP, esclarece que a Justiça do Amapá já realiza sessões de conciliação todos os dias, mas na Semana Nacional de Conciliação – determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – a o esforço é ainda maior. “A Caminhada da Conciliação é mais uma oportunidade de mostrar à sociedade que o judiciário está realizando todas essas ações”, explica. “É importante salientar que essa caminhada encerra a programação e dá ainda mais visibilidade sobre o trabalho que o Judiciário realiza na área da conciliação".  

6caminhadaconciliacaoa 12A juíza Stella Simonne Ramos, titular da 5ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, além de coordenadora dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania da Casa de Justiça, da Faculdade Estácio-Famap e do CEAP, afirmou que “a cada ano que encerramos a Semana da Conciliação com essa caminhada oficializamos o que o judiciário amapaense faz ao longo do ano e durante essa semana, mostrando para as pessoas nas ruas que nós fazemos conciliação”.

“Assim, fechamos com chave de ouro, nas ruas do comércio da capital, o sentimento de que a justiça do nosso estado está voltada para a pacificação”, concluiu.

6caminhadaconciliacaoa 24Sônia Ribeiro, Instrutora e Mediadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (NUPEMEC/TJAP), comentou que a caminhada tem um aspecto simbólico no fato de todos usarem branco, pois faz a sociedade observar que essa nova metodologia de resolução de conflitos promove a cultura da paz.

“Estar aqui, com os acadêmicos de Direito, é extremamente importante, pois eles são as pessoas que vão levar a justiça para o futuro. O sentimento de encerrar a programação com essa caminhada é de muita gratidão, pois durante toda a semana os Cejuscs do Amapá tiveram intensa programação e nós levamos para os quatro cantos do nosso estado que o mais importante é promover a paz”, concluiu Sônia Ribeiro, que também é professora do curso de Direito da Faculdade de Macapá – FAMA.

6caminhadaconciliacaoa 29O acadêmico de direito Ewerton Damião ressaltou que a conciliação é um instrumento que consegue desafogar as demandas do poder judiciário e a caminhada mostra para as pessoas o poder de transformação que isso exerce. “Essa caminhada é um incentivo para a conciliação e para nós, acadêmicos, que vemos na conciliação uma forma de diminuir a sobrecarga do Poder Judiciário”, assegurou, ressaltando que “participar dessa caminhada é um exército de cidadania”.

6caminhadaconciliacaoa 46Para a coordenadora do Programa de Mediação Escolar e supervisora do Cejusc do Siac/Super Fácil do Beirol, servidora Euzinete Bentes, o encerramento do evento com a caminhada é a concentração de todos os esforços da Justiça amapaense para mostrar que o TJAP está promovendo a cultura da pacificação em todos os ambientes, especialmente o escolar – que também está recheado de conflitos.

“Nós estamos levando para essas pessoas a importância do trabalho da conciliação no Amapá; que é um trabalho que está se expandindo cada vez mais que abrange não só o Poder Judiciário”, explicou, ressaltando que na última sexta-feira foi encerrado, na Escola Estadual Coelho Neto, o curso de mediação para alunos conciliadores. “Estes jovens agora têm noções de como podem resolver um conflito, seja em sala de aula, com o professor e colegas, ou até mesmo em casa ou na sua comunidade”, concluiu.

6caminhadaconciliacaoa 63Pedro Paulo da Conceição, supervisor do Cejusc Zona Norte, explicou que “a caminhada é um ato de cidadania e pela cidadania, de tudo aquilo que nós produzimos junto ao jurisdicionado do Amapá durante toda essa 13ª Semana Nacional de Conciliação. É o momento de grande celebração, no qual vamos às ruas promover a cultura da paz usando branco durante todo o percurso”.

6caminhadaconciliacaoa 21A professora Ester Almeida, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio-FAMAP (onde funciona um Cejusc), parabenizou a organização da Semana da Conciliação e afirmou que “a realização da caminhada é de fundamental importância, pois é o resultado de um trabalho árduo realizado pelo Poder Judiciário”.

“Nós saímos pelas ruas do comércio da capital mostrando para a população que a justiça vem fazendo um excelente trabalho durante toda a semana em todos os Cejuscs, Juizados e centros descentralizados de justiça em todas as comarcas do estado”, concluiu.

6caminhadaconciliacaoa 30A animação da caminhada ficou a cargo da estudante de Direito e animadora Anne Gabrielly Cardoso, que sentiu-se honrada em participar da programação. “Poder participar deste evento é enriquecedor, pois estamos promovendo a cultura da paz; o que é excelente para a nossa construção de caráter profissional, além de aprender com essas pessoas que levam a conciliação para todo o estado”, assegurou. 

- Macapá, 12 de novembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD