Desembargador João Lages palestra sobre o Tribunal do Júri no XXI Tríduo Jurídico realizado pelo CEAP

palestralagesjuri 1Mais de 700 acadêmicos de Direito lotaram o auditório do Centro de Convenções do CEAP (Centro de Ensino Superior do Amapá), na noite da última quinta-feira (08), para assistir à palestra do desembargador João Guilherme Lages com o tema “Os 30 anos da Constituição Federal de 1988 e o Tribunal do Júri”. Integrada à programação do XXI Tríduo Jurídico, tradicional evento acadêmico que debate o exercício do Direito. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)

palestralagesjuri 5Recebido e ladeado pela coordenadora do Curso de Direito do CEAP, professora Camila Ilário, e pela acadêmica Verlane Amorim, que secretariou o encontro, o desembargador João Lages primeiramente agradeceu a generosidade de seus alunos na UNIFAP por cederem a noite de aula para que ele pudesse participar do evento – “com a devida compensação mais adiante”, garantiu o magistrado.

 

palestralagesjuri 11

A coordenadora do Curso de Direito do CEAP fez questão de registrar as qualidades do palestrante e seu currículo. “Com autoridade para tratar do tema não apenas por sua graduação em Direito e por hoje ser desembargador do TJAP, mas também por ser coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), diretor-geral da Escola Judicial do Amapá (EJAP) e mesmo por seus longos anos como titular da Vara do Tribunal do Júri de Macapá, está mais do que comprovada sua competência técnica para ministrar esta palestra e integrar este debate”, defendeu a professora Camila Ilário.

A professora de Direito Aline Isadora Cantuária, também presente ao evento e participando da organização, explicou que “o Tríduo Jurídico consiste em uma reunião da comunidade acadêmica tratando e debatendo os temas mais relevantes da comunidade jurídica, desde os direitos fundamentais ao Direito Eleitoral, passando, como na palestra do desembargador Lages, sempre à luz das normas constitucionais”.

palestralagesjuri 10O desembargador João Lages declarou considerar uma honra voltar mais uma vez ao CEAP, onde já foi professor, e integrar tão tradicional evento acadêmico. “O objetivo maior é provocar essa reflexão sobre o instituto do Tribunal do Júri, se é algo que deve permanecer ou não em nosso ordenamento jurídico, o que trouxe de positivo e negativo”, afirmou.

“Mas o que pretendemos aqui não é dar uma aula sobre Tribunal do Júri, pois o CEAP tem professores extremamente capazes e competentes que já cumprem essa tarefa. Esta palestra tem como proposta provocar uma reflexão constitucional e político-institucional na perspectiva do Tribunal do Júri diante da Carta Cidadã”, garantiu o desembargador.

Explicando que não só o CEAP será contemplado com a palestra, mas todas as faculdades e universidades do Amapá. “Destaco também que a recomendação do Conselho Nacional de Justiça era que fizéssemos uma sessão de Júri por dia, mas no Amapá estamos fazendo pelo menos duas e, além disso, também procuramos essa aproximação entre o Poder Judiciário e a comunidade científico-acadêmica para dar mais visibilidade ao tema”, complementou o desembargador Lages.

- Macapá, 09 de novembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD