Vara Única de Porto Grande fecha parceria com o Programa + Cidadão Mirim e entrega materiais para a prática esportiva

mirimporto 8A Vara Única da Comarca de Porto Grande, sob a titularidade do juiz Esclepíades de Oliveira Neto, deu início à parceria com o Projeto + Cidadão Mirim – Artes Marciais. Como ato simbólico, a equipe da Justiça realizou a entrega de tatames para a realização das aulas. A entrega ocorreu no último dia 06 de novembro.

mirimporto 10Com público-alvo formado por adolescentes de 12 a 15, o Programa + Cidadão Mirim – Artes Marciais é a segunda fase do já reconhecido Projeto de Gestão Cooperativa Cidadão Mirim, realizado conjuntamente pela Justiça do Amapá, Polícia Militar e iniciativa privada, com foco nas atividades esportivas.

De acordo com o juiz Esclepíades de Oliveira Neto, os investimentos realizados pela Justiça em programas como o Cidadão Mirim têm como princípio a convicção de que os valores ensinados possam refletir em mudanças positivas para a sociedade. "É um programa que se baseia, antes de tudo, na sensibilização dos adolescentes da Comarca, propagando princípios como responsabilidade, hierarquia, disciplina e cidadania”, afirmou o magistrado.

Grande incentivador do projeto, desde quando era titular da Comarca de Serra do Navio, o juiz Esclepíades Neto ressalta ainda a evolução da iniciativa, culminando com a implementação desta nova etapa. “Graças ao esforço conjunto pudemos fazer a entrega de materiais para a implantação do programa + Cidadão Mirim, que é mais um viés de atuação para alcançarmos os jovens desta cidade”, observou.

mirimporto 9A coordenadora do Programa em Porto Grande, soldado Marry, explica que os incentivos dados pelo Poder Judiciário e empresas têm proporcionado um maior engajamento por parte dos alunos. “Quando as crianças e os adolescentes encontram uma boa estrutura para treinar, aumenta sua motivação e, quanto mais motivados, o desenvolvimento pessoal deles aumenta. É também um grande estímulo para nós monitores que temos o desejo de sempre fazer mais por nossos alunos”.

O programa Cidadão Mirim contempla hoje 40 alunos e o recém instalado + Cidadão Mirim - Artes Marciais atende 25 crianças e adolescentes. O Programa permite a aprendizagem da arte marcial originária do Japão, o Karatê. No programa são ensinadas a filosofia das artes marciais, com base na disciplina, equilíbrio e respeito, e as técnicas de ataque e defesa.

mirimporto 6Faixa preta 1º Dan de Karatê Shotokan, o professor voluntário Rogério da Silva começou a praticar Karatê há 30 anos. Argumenta que outro aspecto importante do projeto é o cuidado com a saúde dos alunos por meio das práticas esportivas. “Além de trabalharmos a disciplina, respeito, encontramos no esporte uma oportunidade de ter uma vida mais saudável”, enfatizou.

Segundo o professor, com a entrega dos materiais, os alunos poderão evoluir no aprendizado de novas técnicas, como as projeções no solo. “Durante as aulas nós treinamos técnicas de combate de ataque e de defesa, e como não tínhamos uma estrutura de treinos, era uma aula limitada. Com os tatames que recebemos iremos avançar nas técnicas”, concluiu o mestre.

- Macapá, 13 de novembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD