CEJUSC Norte inicia a 13ª Semana Nacional de Conciliação estimulando a comunidade a entrar em acordo

13semanaconcilianorte 1O Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Norte realizou, na manhã desta segunda-feira (05), a abertura da 13ª Semana Nacional de Conciliação, que ainda contou com a presença de autoridades e da banda da Guarda Municipal de Macapá. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)

13semanaconcilianorte 4Nesta edição, o Cejusc Norte tem ampla pauta de audiências de conciliação já agendadas, a maioria de conflitos pré-processuais envolvendo a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA) e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Mas o balcão de negociação está aberto para receber outras demandas levadas espontaneamente pelos usuários.

13semanaconcilianorte 16Para o Juiz Marconi Pimenta, titular do Juizado Especial da Zona Norte e Coordenador do Cejusc Norte, a semana de conciliação é uma oportunidade para que a Justiça atenda previamente a população e esta não judicialize demandas que podem ser resolvidas com uma conciliação amigável. “Nós estamos estimulando a cultura da paz, da conversa, pois boa parte dos conflitos é resolvida de maneira mais definitiva e satisfatória para as partes por meio de uma conciliação, que muitas vezes é apenas uma boa conversa”, concluiu o magistrado.

 

13semanaconcilianorte 5

Pedro Paulo da Conceição, supervisor administrativo do Cejusc Norte, comentou que a semana nacional de conciliação é uma programação instituída pelo CNJ e desde 2006 o TJAP realiza essas audiências concentradas, sendo uma grande ação de cidadania. “Nós estamos promovendo dois grandes mutirões dentro da semana, uma com a CAESA e uma com a CEA”, explicou.

“Temos espaços para a realização das audiências e também teremos oficinas durante toda a programação da semana, essas oficinas serão realizadas em parceria com o IFAP”, acrescentou.

“Quem nos procurar será atendido e terá seus processos encaminhados. Nós destacamos que o momento de conciliar é agora, durante este  grande mutirão”, garantiu.

O atendimento do Cejusc Norte se dá diariamente, de segunda a sexta-feira, no prédio da Casa da Cidadania da Zona Norte. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h30.

13semanaconcilianorte 22O Diretor da CAESA, Valdinei Amanajás, esclarece que a companhia é parceira do Cejusc e a credibilidade que a parceria dá para a população é maior que se fosse somente a companhia negociando esses débitos. “Por meio da Semana de Conciliação que nós vamos conseguir antecipar um volume maior de quitações e negociações de inadimplências”, acredita o diretor da Caesa.

“Hoje o consumidor tem a oportunidade de parcelar suas dívidas em até 36 vezes, negociando pagamentos sem entrada ou da forma como for melhor para ele ou ela”, ressaltou Valdinei Amanajás, que aproveitou para convidar “toda a população para procurar o Cejusc Norte para negociar com a CAESA”.

13semanaconcilianorte 14A Diretora Comercial da CAESA, Magali Xavier, acrescentou que durante a semana será possível também fazer a atualização cadastral de consumidores. “Nós temos muitas demandas de débitos antigos e um dos grandes fatores de atualização desses débitos são essas conciliações. Uma pessoa tem dívidas de 10 anos com a companhia, por exemplo, por meio da Semana de Conciliação poderá pagar evitando grandes juros e correções”, informou Magali.

Durante a semana, além da CAESA, a CEA também estará com o balcão de negociações aberto para atender a população.

Chiara do Carmo, Gerente de Relacionamento com o Cliente da CEA, esclarece que as dívidas que serão resolvidas durante toda Semana de Conciliação somam “7,9 milhões de reais e é uma oportunidade para o consumidor de pagar a sua dívida com a companhia”.  

13semanaconcilianorte 6O senhor Francisco Tomé de Souza, cidadão que procurou o Cejusc para negociar sua inadimplência com a companhia, explicou que ficou sabendo da Semana de Conciliação por meio de vizinhos. “Eles me aconselharam a vir aqui para resolver a dívida e saber a melhor forma de pagar. A iniciativa é muito importante para a população, que encontra aqui uma forma de parcelar um débito e quitá-lo”, comentou.

13semanaconcilianorte 23Beneth Almeida, servidora da Defensoria Pública do Amapá, explica que durante a Semana de Conciliação estará presente para dar suporte jurídico às conciliações para pessoas que não tem como pagar um defensor. “Nós atuaremos também com atendimento pré-processual de pessoas que podem nos procurar aqui no Cejusc para receber orientação jurídica e ajudaremos o jurisdicionado a encaminhar as suas demandas para a conciliação”, concluiu. 

 

- Macapá, 06 de novembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD