I Encontro de Gestão de Pessoas e Workshop de Gestão Judiciária oportuniza reflexões sobre superação de obstáculos na instituição

TARDEGESTAOPESSOAS 1Nesta segunda-feira (29), à tarde, teve prosseguimento o I Encontro de Gestão de Pessoas e Workshop de Gestão Judiciária no auditório do SEBRAE-AP. Na oportunidade, magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) debateram a evolução do projeto Melhor +, de valorização de pessoas, gerenciado pela servidora do Departamento de Gestão de Pessoas do TJAP (Degesp), Maria de Jesus Santos.

TARDEGESTAOPESSOAS 4Abrindo a programação da tarde, a servidora Maria de Jesus, que também é membro do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, explicou o projeto e sua inserção no Planejamento 2015-2020 do TJAP, além das iniciativas partidas do I Workshop de Gestão de Pessoas de 2017 e dos indicadores e metas do Projeto.

O juiz Esclepíades de Oliveira Neto, titular da Vara Única da Comarca de Porto Grande e presidente do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, explicou que no período da tarde as explanações ficaram ao encargo dos juízes auxiliares da Presidência do TJAP, João Matos Júnior, e da Corregedoria, Nilton Bianquini, respondendo aos questionamentos captados no I Workshop de Gestão de Pessoas, realizado no Ceta Ecotel em 2017. “Por uma questão de respeito ao cliente interno, precisávamos satisfazer os questionamentos dessas pessoas, valorizando a importância de suas inquietações e de sua participação”, concluiu.

TARDEGESTAOPESSOAS 9O juiz auxiliar da Presidência do TJAP, João Matos Júnior, proferiu palestra contemplando o tema Gestão Judiciária a partir dos índices medidos no Selo Justiça em Números do CNJ e do Tucujurômetro (medidor de produtividade do TJAP). “Longe de propor diretamente soluções, vou expor a nossa realidade atual de uma maneira mais profunda e sua sequência histórica, para refletirmos um pouco mais sobre a nossa justiça amapaense”, explicou.

TARDEGESTAOPESSOAS 13Já o juiz auxiliar da Corregedoria do TJAP, Nilton Bianquini, tratou mais diretamente de medidas e atenções que podem auxiliar juízes e seus chefes de secretaria no aprimoramento dos números e produtividade. “Por mais que nós, magistrados, tenhamos como nossa principal e mais importante missão julgar processos, não podemos abrir mão de compreender as dinâmicas da gestão processual. Juntamente com os chefes de secretaria, precisamos entender e contribuir para o aprimoramento de nossa produtividade – não basta julgar rápido e com qualidade”, assegurou. “Precisamos estar mais atentos à pauta e aos processos que a compõem, pois ela é o coração da vara”, complementou.

TARDEGESTAOPESSOAS 8O consultor Victor Barbalho, que coordena a equipe da Leme Consultoria nas atividades de implementação do sistema de Gestão por Competência no TJAP, avaliou positivamente o evento. “Esse evento abre com maestria a última etapa do nosso projeto. As contribuições do juiz Esclepíades e do presidente Tork foram muito pertinentes e marcaram positivamente esse momento”, registrou, acrescentando que “o mais importante não é apenas capacitar nesse tipo de ferramenta, mas levar essa transformação de pensamento e da cultura da organização”.

TARDEGESTAOPESSOAS 23Sobre a programação complementar do Workshop de Gestão Judiciária, Victor garantiu que, longe de desviar a atenção, é um elemento que agrega ainda mais valor ao Encontro. “Este conteúdo liga o magistrado e o servidor ainda mais à ideia que estamos passando, pegando algo que esses magistrados já conhecem e têm como seu e esse conhecimento novo, que é a gestão por competências, que muitas vezes sofre resistência. Conseguimos entregar um pacote mais completo, que ajuda esses profissionais a incorporar ainda melhor essa ferramenta no seu dia a dia”, concluiu Victor Barbalho.

 

-Macapá, 30 de outubro de 2018-

Assessoria de Comunicação Social  

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD