Corregedoria de Serventias Extrajudiciais de Macapá conclui Correição Ordinária nos cartórios da capital

correicaovales 1A equipe da Corregedoria de Cartórios Extrajudiciais, liderada pela juíza corregedora Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, concluiu, na última quinta-feira (25), a Correição Ordinária no Cartório Vales – 3º Ofício de Notas e Anexos de Macapá. Realizada anualmente, consiste em uma série de diligências de verificação das rotinas referentes às atividades delegadas pela Justiça às serventias extrajudiciais.

correicaovales 10A juíza Liége explicou que algumas constatações marcaram esta correição de uma maneira geral, entre elas a baixa demanda por mudanças de nome social verificada nos cartórios da capital. “Com as inovações legislativas que tivemos, permitindo que a alteração dos nomes pudesse ser feita diretamente nos cartórios, no caso de transgêneros e transexuais, a procura não foi proporcional à expectativa diante de toda a divulgação feita sobre este serviço mesmo em mídia nacional”, registrou a magistrada, pontuando que encontrou um a dois casos em cada serventia.

A juíza observou que foi verificado que “em termos de preparo, treinamento e estruturas administrativas e tecnológicas não há qualquer impedimento por parte dos cartórios e suas respectivas equipes, que estão plenamente capazes de bem atender este público”.

correicaovales 13Outro quesito verificado nesta Correição Ordinária foi o interesse e preparação de equipes para implementar a mediação e a conciliação pré-processual de conflitos nos cartórios. “O Tribunal de Justiça do Amapá já ofereceu capacitação a tabeliãs e suas equipes, atualmente na fase prática do curso (com 100 horas de estágio), mas como é uma inovação ainda é preciso um ajuste na maioria deles quanto à estrutura física, pois é preciso ter espaços reservados e equipamentos apropriados para realizar as sessões de conciliação”, observou a magistrada.

Segundo a juíza corregedora, além de oferecer ao cidadão outra possibilidade de resolver um conflito na capital, “no interior, quando não há um fórum na localidade, um tabelião que ali vive e conhece a comunidade pode ter todas as condições de abreviar o conflito aplicando as técnicas de mediação e conciliação”.

correicaovales 2O Ministério Público do Amapá também participou da Correição Ordinária, representado pela promotora de Justiça Clarisse Alcântara. Segundo ela, “o papel do MP na ação é acompanhar a avaliação da regularidade dos atos, se a emissão de certidões gratuitas tem sido realizada conforme a legislação vigente, se a estrutura dos cartórios está adequada ao bom atendimento das demandas da população a que serve”, entre outros quesitos.

A promotora esclarece que a prestação devida destes serviços é de interesse de toda a população, “uma vez que são serviços públicos delegados pela Justiça às serventias extrajudiciais”, acrescentando ainda que “a correição é uma oportunidade de afinar todos os procedimentos”.

correicaovales 12Um destaque desta correição ordinária foi a verificação do grau de funcionamento do Selo Eletrônico, segundo a promotora. “Ele vai permitir que possamos produzir dados estatísticos tanto para avaliação e planejamento por parte da Justiça, quanto para possibilitar um seguro reembolso de serviços que são ofertados gratuitamente à população”, complementou.

Para o Tabelião Victor Vales, do Cartório Vales - 3º Ofício de Notas e Anexos de Macapá, este é um momento muito importante para conhecer as instalações e a prestação de serviços nas serventias extrajudiciais. “É ainda uma oportunidade de termos uma proximidade maior com a juíza corregedora da comarca, e é também quando conseguimos estabelecer algumas metas para o próximo ano, em relação ao aprimoramento do atendimento que sempre pode melhorar”, acrescentou.

Ainda sobre a modernização do atendimento e atendimento devido às normas, o tabelião observou que faltam apenas ajustes para concluir a plena implementação do Selo Digital. “Este sistema, que confere segurança e legitimidade aos atos e documentos do cartório, por meio de códigos presentes no layout do selo, que se possa confirmar via internet a validade do documento emitido com ele. Falta apenas uma criação de tag para o tabelionato de protestos concluir a plena implementação”, registrou.

correicaovales 9A juíza Liége Gomes registrou um elogio à iniciativa do Cartório Vales de instalar o sistema de Opinômetro. “É uma avaliação do atendimento prestado na serventia extrajudicial por parte do próprio usuário do serviço, possibilitando uma autoavaliação melhoria contínua do atendimento”, observou a corregedora, acrescentando que “está instalado em cada uma das mesas de atendimento ao público”.

“Exceto pela correição no cartório do Bailique, que ainda aguarda agendamento de viagem para novembro ou dezembro, a Correição Ordinária de 2018 está concluída com sucesso e sem percalços”, concluiu a juíza Liége Gomes.

- Macapá, 26 de outubro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD