VEPMA incentiva aquisição de mais de 50 instrumentos para o projeto Bombeiro Mirim Músico

vepmaebombeirosche 1A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Macapá (VEPMA) entregou ao Corpo de Bombeiros Militares do Estado um cheque no valor de R$ 164 mil. Destinados à aquisição de instrumentos musicais para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio do projeto Bombeiro Mirim Músico, os recursos possibilitarão a compra de instrumentos, por meio dos quais as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto poderão ser capacitados e profissionalizados.

vepmaebombeirosche 15Em contrapartida, a corporação, então representada pelo seu comandante, Coronel Wagner Coelho, também se compromete, como os demais parceiros atendidos com verbas da VEPMA, a receber pessoas em cumprimento de pena de prestação de serviços comunitários, além de destinar tais instrumentos exclusivamente aos jovens e dar continuidade ao projeto para além da gestão atual da corporação.

vepmaebombeirosche 18De acordo com o Capitão Sanches, responsável pelo departamento de captação de recursos para projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militares do Amapá, parcerias como a estabelecida com a VEPMA devem ser vistas como proveitosas e de grande importância para a sociedade. “Como quase toda instituição pública que tem projetos sociais – principalmente fora de nossa missão originária, mas que têm grande valor e impacto para a sociedade – não temos orçamento adequado à necessidade e precisamos contar com este apoio fundamental”, registrou.

Além da capacitação musical, que agora ganha mais fôlego com a aquisição de mais de 50 instrumentos novos e de qualidade (quase 100 equipamentos no total), “este projeto estimula a disciplina, o bom rendimento escolar e mesmo uma melhoria geral da vida da juventude atendida e de suas famílias”, registrou o Capitão Sanches.

vepmaebombeirosche 13Responsável pela execução do projeto, atuando mais diretamente na capacitação e orientação das crianças e adolescentes atendidos, o Capitão Palheta, também músico, explicou que para além da capacitação musical, os Bombeiros Mirins Músicos passam cinco anos recebendo muito conteúdo. “Durante esse período passamos por várias etapas, começando pela inicialização na música com flauta doce, um despertar musical padronizado em todo o mundo, envolvendo postura, respiração e técnica”, relatou o Capitão Palheta.

“Também trabalhamos o viés disciplinar, capacitação em primeiros socorros, noções básicas de prevenção e combate ao incêndio, inclusive para eventualmente despertar também o interesse da criança em ingressar na carreira um dia”, complementou.

vepmaebombeirosche 24Embora não atue diretamente na educação escolar, “o projeto também oferece uma atenção especial quando a criança demonstra falhas no rendimento escolar ou indisciplina, seja em casa ou na escola”, garantiu o Capitão Palheta. “Temos testemunhos de pais que nos asseguram que o filho mudou, é uma pessoa melhor depois de participar do Bombeiro Mirim Músico”, comemorou o coordenador do projeto.

vepmaebombeirosche 5O titular da VEPMA, juiz Rogério Funfas, registrou a profunda alegria, dele e de toda sua equipe (também estiveram presentes o chefe de secretaria Rômulo Medeiros e a pedagoga Antonice Pinho Melo), em poder contribuir para o futuro dos jovens cidadãos. “Segundo alguns autores a música não é apenas uma arte, mas sim uma linguagem da alma. Ao introduzir estas crianças e adolescentes ao mundo da música estamos oferecendo uma oportunidade que é para poucos e pode abrir muitas portas”, assegurou o magistrado.

“É importante registrar, para todos aqui presentes, e a quem mais tomar conhecimento deste ato de entrega de recursos financeiros, que o montante entregue, R$ 164 mil, não é uma doação, um favor ou uma caridade. Longe disso! É a destinação devida, na forma de retorno social, das verbas que recebemos na forma de penas pecuniárias”, explicou o magistrado Rogério Funfas. “Quando uma pessoa paga um valor como pena por uma infração ou crime, este valor não é apenas punição, mas um meio de reinvestir na sociedade”, garantiu.

vepmaebombeirosche 2O titular da VEPMA esclareceu que cada projeto é analisado em sua viabilidade e pertinência para a aplicação dos valores, mesmo os de longo prazo, pois cada etapa é acompanhada, até para que o apoio permaneça. Segundo o juiz, o papel principal da VEPMA é “apoiar atividades que favoreçam seguimentos da sociedade menos favorecidos, pois a VEPMA tem um perfil mais social do que jurisdicional”.

A pedagoga Antonice Pinho Melo, que integra a equipe multidisciplinar da VEPMA, explicou que o foco dos recursos é a segurança pública, “mas o dinheiro também permite que sejam feitas parcerias com instituições beneficentes, esportivas, de saúde e educação, cujos projetos ajudam a reduzir os índices de violência”.

- Macapá, 25 de outubro de 2018 –


Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD