Câmara Única do TJAP mantém condenação de acusada por tráfico de drogas e anula julgamento de acusados de homicídio

camarahj 1Com 58 processos em pauta e um pedido de vista, a Câmara Única do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) se reuniu na manhã desta terça-feira (23), em sua 1123ª Sessão Ordinária. Dentre os processos se destacou o de nº 0043894-74.2017.8.03.0001 que trata de condenação de uma mulher a cinco anos e dez meses de reclusão, por tráfico de drogas.

camarahj 2A ré ajuizou, junto ao Tribunal de Justiça, Apelação Criminal para a revisão da sentença proferida pelo titular da 2ª Vara Criminal de Macapá, juiz Ailton Vidal. Em seu recurso, ela alegou ausência de provas para condenação; alternativamente, pugnou pela aplicação de pena mínima.

O relator do caso na segunda instância, desembargador João Guilherme Lages, negou provimento. O desembargador proferiu seu voto com base nas provas materiais apresentadas no processo, que demonstram que a ré foi encontrada com quantidade significativa de substancias entorpecente. Ele destacou também o fato de a ré ter outra condenação por tráfico de drogas.

camarahj 11Em outro processo, de nº 0000932-53.2016.8.03.0006, o Ministério Público do Amapá se insurge contra a absolvição, pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Juri, de dois homens acusados de participação em um homicídio. O julgamento ocorreu em 12 de setembro de 2017, e o MP entendeu que a decisão dos jurados é manifestamente contrária às provas contidas nos autos, pedindo que seja cassada a decisão do Conselho para que os réus sejam submetidos a novo julgamento.

O desembargador Eduardo Contreras, relator da matéria, conheceu da Apelação Criminal e deu-lhe provimento. “Segundo consta a denúncia, os apelados estavam junto com o outro indivíduo no momento do crime, comprovando materialidade da participação dos mesmos”, proferiu o desembargador. Por unanimidade a Câmara Única decidiu pela anulação da decisão do Tribunal do Júri e determinou a submissão dos apelados a novo julgamento.

camarahj 9Presidida pelo desembargador e decano Gilberto Pinheiro, a 1123ª Sessão Ordinária da Câmara Única do TJAP contou com a presença dos desembargadores Agostino Silvério; Sueli Pini; João Guilherme Lages; Rommel Araújo e Eduardo Contreras. O Ministério Público do Estado se fez representar pelo procurador de Justiça Joel Sousa das Chagas.

 

- Macapá, 23 de outubro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD