4ª Vara de Família da Comarca de Macapá zera taxa de processos com prazos vencidos

familiatucujuro 1Após seis meses de esforço concentrado, a 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, sob a titularidade do juiz Carlos Fernando Silva Ramos, atingiu a meta de zerar os despachos, decisões e sentenças da Unidade que estivessem com prazos vencidos. É a segunda vez que a Unidade alcança a redução total de expedientes no Tucujurômetro (medidor de produtividade).

familiatucujuro 7O juiz Carlos Fernando da Silva Ramos ressalta a união da equipe para alcançar o objetivo proposto. “Propusemos esse desafio e eles prontamente o aceitaram, comprometendo-se inteiramente em alcançar a meta proposta. Então, muito me orgulha poder contar com servidores, estagiários e voluntários tão dedicados e competentes”, acentuou o magistrado. 

Para o juiz Carlos Fernando, a maior motivação é poder prestar um serviço de qualidade para o cidadão que utiliza a Justiça amapaense. “Todo esse trabalho, esse esforço, só faz sentido quando pensamos primeiramente no cidadão. Dessa forma, zerar a taxa não significa apenas uma vitória da Unidade, mas reflete em vitória para o jurisdicionado, que ganha com uma Justiça mais célere”.

familiatucujuro 2De acordo com a chefe de gabinete, Dulci Jacob, antes do esforço conjunto, a taxas de congestionamento chegava a 80%. Depois dos seis meses de trabalho intenso, a taxa caiu para 48%, zerando-se todos os despachos, decisões e sentenças com prazos vencidos.

“Tínhamos como objetivo baixar o Tucujurômetro e baixar a quantidade de dias de prazos vencidos, mas no decorrer do trabalho, percebemos que apesar de não ser uma tarefa fácil, com o comprometimento de todos, seria possível zerar todos os prazos, e hoje após três meses de trabalhos conseguimos atingir a meta, não deixando nenhum processo com prazo vencido”, declarou Dulci.

Atualmente tramitam na 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões aproximadamente três mil processos. Segundo a chefe, a próxima meta é diminuir o número de processos em trâmite. “Iremos agora focar em baixar a quantidade de processos, fazendo um crivo para ver quais já estão aptos para extinção ou para julgamento”, afirmou a servidora.

Dulci Jacob destaca ainda a participação do Ministério Público e da Defensoria Pública para conquistar a redução desejada. “Além dos esforços da nossa equipe de servidores, os promotores e defensores públicos contribuíram nesse processo, dando todo suporte na realização de audiências com maior rapidez”.

familiatucujuro 3Para a assessora jurídica Jamille Frota, ver o medidor de produtividade apontando que o objetivo foi conquistado gerou um sentimento de dever cumprido em toda a equipe. “É muito satisfatório para nós, vermos o Tucujurômetro sem prazos vencidos. Por meio de novas estratégias de otimização do trabalho, nos empenhamos ao máximo para chegar a essa importante marca”, disse Jamille.

A assessora Jurídica Luliena Haber evidencia a dedicação de todos os componentes da 4ª Vara de Família em colocar todos os processos em dia. “Achávamos que não seria possível, mas com nosso esforço e comprometimento conseguimos dar esse retorno positivo, tanto para a Unidade como para toda a sociedade”, argumentou.

familiatucujuro 5A estagiária Beatriz Fraga Franco definiu a experiência como um grande aprendizado para a carreira que escolheu seguir. “Sinto-me agradecida pela oportunidade de trabalhar com uma equipe tão incrível, que atuou incansavelmente para que o objetivo fosse alcançado. Um aprendizado imensurável que levarei para o resto da vida”, concluiu.

- Macapá, 22 de outubro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD