Comarcas do Amapá intensificam pauta de julgamentos para o Mês Nacional do Júri

jurimacapap 1De acordo com o levantamento do Núcleo de Estatística do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), até a manhã de quinta-feira (25), haviam sido agendados 74 júris em todo estado. O mapa de processos revela que o maior número de casos está em Macapá, com 30 julgamentos. Em seguida aparece Santana com 14 e Oiapoque com 07 processos em pauta; na sequência, Tartarugalzinho com seis processos; Laranjal do Jari, 5 júris marcados; Pedra Branca do Amapari, serão 4 julgamentos; Porto Grande, três processos; Calçoene e Ferreira Gomes, 2 júris cada e Vitória do Jari, um processo agendado.

 

 

juriestatistica 2“Para termos acesso a essas informações, buscamos a agenda de cada Comarca. Tais referências são automáticas e já estão no sistema. Todo mês tem Júri, mas neste período de novembro o CNJ tenta incluir a maioria dos julgamentos. Estou trabalhando nas informações do mapa, onde podemos medir como foi a incidência de júris em cada Comarca nos meses anteriores a novembro, e como ocorre no mês de novembro”, ressaltou Carlson Uchôa Pinto, responsável pelo Núcleo de Estatística do TJAP.

juriestatistica 4A juíza Laura Costeira, titular da 1ª Vara da Comarca de Oiapoque, informou que dos sete júris, dois serão bem movimentados. “Um, no qual a vítima era um índio e na época gerou manifestação de indígenas na frente do Fórum; e o outro ocorreu há anos, no qual o marido é acusado, juntamente com dois irmãos, de matar a mulher. Na época o caso teve tanta repercussão que o bairro onde ocorreu o crime passou a ser conhecido como “garganta cortada”, em referência ao modo de como a mulher foi encontrada. Nesse segundo, o réu ficou foragido por muitos anos e só agora será julgado” ressaltou a juíza.

Durante todo o mês de novembro, os tribunais de Justiça do país participarão de uma mobilização para levar a julgamento acusados de crimes dolosos contra a vida, ou seja, homicídios e tentativas de homicídio. Esta é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instituída por meio de Portaria nº 69, de 11 de setembro de 2017.  

juriestatistica 3A Coordenação da programação do Mês Nacional do Júri no Amapá, que inicia no dia 05 de novembro, está organizando o evento desde agosto, com solicitação de pautas e demandas das necessidades dos juízes, além de promover um trabalho de sensibilização dos magistrados para a importância do evento.

“Todos estão compromissados dentro da realidade de cada Comarca. Será agilizada a realização de júris, com pauta dupla onde for necessário, além de palestras em escolas e universidades”, explicou o desembargador João Lages – coordenador do Mês Nacional do Júri no Amapá.

Macapá,  25 de outubro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difu

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD