Força Tarefa Nupemec/Cejuscs tem índice de 48% de sucesso entre audiências de conciliação realizadas

balancocejusmut 1A Força Tarefa realizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça do Amapá (Nupemec/TJAP) e os centros judiciário de solução de conflitos e cidadania (Cejusc’s) no mês passado – entre os dias 03 e 28 de setembro – conquistou importantes índices de sucesso. Com 838 audiências de conciliação e mediação realizadas no período (todas relativas a disputas judicializadas), 401 delas resultaram em acordos entre as partes: o equivalente a 48% de sucesso.

balancocejusmut 23Conforme disse a presidente do Nupemec/TJAP, desembargadora Sueli Pini, apenas 164 (19,45%) tiveram resultado negativo – ou seja, não foi possível chegar a acordo e os processos foram devolvidos às varas de origem. “Isto significa que conseguimos, durante a Força Tarefa, um sucesso quatro vezes maior que a média nacional de conciliação – cerca de 12% atualmente”, complementou.

balancocejusmut 7Das 800 audiências realizadas, 273 delas (32,7%) não puderam ser efetivadas por ausência de partes. “Diversos fatores, das mais diversas ordens – pessoal e profissional – podem influenciar as faltas, mas a informação mais valiosa é que tivemos um grande índice de sucesso nas audiências realizadas, isso com uma maioria de conciliadores entre voluntários e estagiários, muito bem treinados pelo Nupemec e realmente empenhados em nos ajudar nessa importante missão que é promover a paz social por meio da composição amigável de conflitos”, complementou a desembargadora Pini.

balancocejusmut 5Segundo a servidora Sâmia Waldeck, instrutora do Nupemec/TJAP, a diferença entre as 1.464 audiências inicialmente designadas e as 838 efetivamente realizadas pela Força Tarefa se explica pelo tratamento específico que cada situação acaba recebendo. “Dessas 626 designadas que não foram efetivadas, 195 foram devolvidas às varas de origem por não termos conseguido contatar as partes; 431 foram reagendadas para a pauta da própria Central de Conciliação do Fórum de Macapá, já após encerrada a Força Tarefa”, explicou. “Diferente da vara, não podemos intimar, apenas convidar por telefone ou correios”, observou a instrutora Sâmia Waldeck.

- Macapá, 05 de Outubro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD