Ouvidores da Justiça do Amapá participam do I Encontro Nacional de Ouvidores Judiciários

IOUVIDORNACIONAL 1Juiz titular da 7ª Vara do Juizado Especial Cível – Pólo UNIFAP e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, o juiz Carlos Alberto Canezin e os ouvidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ladilson Costa Moita e Pedro Correia, participaram do I Encontro Nacional de Ouvidores Judiciários. O encontro foi promovido pelo Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais, em Brasília, no último dia 28 de setembro.

IOUVIDORNACIONAL 7O encontro reuniu os ouvidores estaduais, do Distrito Federal, militar, federal, do trabalho e eleitoral no âmbito do Poder Judiciário. O evento teve como objetivo promover um momento de reflexão e troca de experiências, sobretudo em relação aos novos desafios das ouvidorias após a entrada em vigor do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/2017).

Para o juiz Carlos Alberto Canezin, o evento contribuiu para que os ouvidores dos tribunais pudessem conhecer como funcionam as ouvidorias vistas por diversos ângulos. O magistrado ressaltou também que algumas boas práticas conhecidas durante o encontro serão adotadas pela Ouvidoria do TRE-AP.

IOUVIDORNACIONAL 2“Nós tivemos a oportunidade de conhecer o ponto de vista de vários ouvidores, de vários ângulos da Justiça, seja militar, do trabalho e eleitoral. Foi extremamente importante, pois como ouvidor eleitoral pretendo adotar algumas medidas de aperfeiçoamento, atendimento, solução de casos que a população necessita. Dessa forma poderemos prestar um serviço ainda melhor”, salientou o magistrado.

IOUVIDORNACIONAL 3De acordo com Ladilson Costa Moita, o encontro serviu para dirimir duvidas sobre a nova legislação. O servidor destaca o debate sobre a Lei de Acesso à Informação. “Participamos na plenária dos debates, atualizando informações sobre a aplicabilidade prática da Lei de Acesso à Informação pelas ouvidorias do Judiciário, aprendendo com as ações que já foram implementadas e que apresentaram ótimos resultados”, afirmou.

Presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais – COJUD e desembargador do Rio Grande do Sul, Altair Lemos considerou um grande sucesso a realização do I Encontro de Ouvidores, tendo massiva presença de representantes dos tribunais no evento. “Foi o primeiro encontro e conseguimos reunir ouvidores de 90 tribunais, ou seja, é um marco para nós. A conclusão de tudo isso é que as ouvidorias estão cada vez mais unidas, caminhando no mesmo sentindo para ser um braço importante da magistratura do país”, ponderou.

O tratamento das denúncias pelas ouvidorias; o sigilo dos dados dos informantes; as inovações tecnológicas relativas à inteligência artificial; o desenvolvimento de ferramentas para a obtenção de denúncias, críticas, sugestões e elogios estavam entre os temas debatidos. Houve ainda debates sobre saúde de magistrados e servidores.

- Macapá, 02 de outubro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD