Moradores do Bairro Liberdade recebem serviços da Justiça Itinerante pela primeira vez

LIBERTERRESTREEE 1Os moradores do Bairro Liberdade receberam – nos dias 26, 27 e 28 de setembro – mais uma edição da Jornada Terrestre do Programa Justiça Itinerante. Realizada na Escola Municipal Professora Lúcia Neves Deniur, a jornada contou com a presença de profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Amapá e Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio do Amapá – FAMAP e Casa de Justiça e Cidadania.

LIBERTERRESTREEE 15O servidor Rubens Barros, supervisor do Programa Justiça Itinerante, destacou a alta procura pelos serviços nesta Jornada. Segundo Rubens, é a primeira vez que esta ação é realizada no Bairro Liberdade, zona norte de Macapá.

“Durante os atendimentos nós observamos a real dimensão e importância da realização da Jornada Terrestre, que presta inúmeros serviços para comunidades distantes do centro da comarca de Macapá”, explicou Rubens, acrescentando que “o sentimento de dignidade e cidadania é visível na população atendida”.

De acordo com o supervisor Rubens só na manhã da sexta-feira foram realizados cerca de 50 emissões de registro gerais, carteiras de identidade e cartão do SUS. “Também levamos atendimento odontológico e jurídico”, complementou.

LIBERTERRESTREEE 12Um dos registros gerais emitidos foi da merendeira Lidiane Fernandes, que trabalha na escola e aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via dos seus documentos.

“Pela primeira vez nós recebemos a ação e eu aproveitei para emitir meus documentos, o que só seria possível indo até o centro da cidade”, ressaltou. “Foi bastante proveitoso e importante a Jornada, e já estamos esperando pela próxima oportunidade”, comentou Lidiane.

LIBERTERRESTREEE 4A responsável pelo atendimento da merendeira foi a servidora Célia de Souza Coutinho, que explicou que a maioria dos atendimentos foi a emissão de carteira de identidade e cartão do SUS. “Durante a ação algumas pessoas nos relataram que não teriam dinheiro para ir até Macapá e nos agradeceram por ter levado os serviços até a comunidade”, completou.

LIBERTERRESTREEE 14Para a diretora da Escola, professora Vera Lúcia de Jesus Rodrigues, a ação agrega valor e cidadania para o bairro que é afastado do centro da cidade. “O Tribunal de Justiça nos procurou e nos fez a proposta para que nós recebêssemos a jornada e assim eles pudessem prestar serviço para os pais dos nossos alunos e para a comunidade”, relatou.

A professora esclareceu que muitas crianças não tinham o nome do pai em seu registro escolar e que a ação proporcionou a esses alunos a atualização dos seus documentos pessoais e os documentos escolares.

LIBERTERRESTREEE 8Os atendimentos prestados para a comunidade incluíram ainda os serviços do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Faculdade Estácio - FAMAP e Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade, coordenado pela professora e advogada Ester Almeida. A professora explicou que os serviços realizados pela faculdade são de orientação jurídica para a população da comunidade e que ali são encaminhadas as demandas judiciais para o CEJUSC.

“Nós fazemos o atendimento juntamente com a equipe do CEJUSC, chamamos as partes presentes e fazemos o acordo, que na maioria dos casos é de pensão alimentícia e inclusão do nome do pai em registros gerais. Aqui nós damos o primeiro passo e encaminhamos as demandas para o juiz que faz a homologação da conciliação e dá os devidos encaminhamentos”, relatou.

- Macapá, 28 de Setembro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social do TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD