Peticionamento eletrônico é apresentado para procuradores estaduais, municipais e Defensoria Pública

palestrapetiprocu 1O juiz auxiliar da Presidência do TJAP, João Matos, acompanhado do diretor da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica, Adelson Armando Marques, deu sequência ao ciclo de apresentações do novo sistema de peticionamento eletrônico adotado pelo Tribunal de Justiça. Após apresentar aos procuradores do Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil, a última explanação teve como público-alvo Procuradorias estaduais, municipais e Defensoria Pública do estado, no Plenário do TJAP.

palestrapetiprocu 2De acordo com o juiz auxiliar da Presidência e titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá, João Matos, o sistema de peticionamento eletrônico via Tucujuris Web irá proporcionar uma série de vantagens para todos os atores processuais. “A ideia é facilitar o acesso dos procuradores e defensores no momento de peticionar e já ter naquele instante o número do processo, que anteriormente demorava três a quatro dias, outra vantagem é a possibilidade de encaminhamento de processos que são recebidos pelo plantão e processos que são direcionados a uma vara especifica em razão de demandas anteriores”, explicou o magistrado.

palestrapetiprocu 9Durante a apresentação, o juiz João Matos fez simulações passo a passo de como utilizar o novo serviço. Em relação à distribuição automática, o magistrado ressalta que além de ser mais rápido, o sistema possibilita a transparência no andamento das ações. “O novo modelo permite essa transparência no momento da distribuição, pois será possível saber exatamente se os processos serão distribuídos por sorteio, aqueles que vão por dependência ou para as unidades com competência exclusiva, ou seja, os atores processuais podem fiscalizar todas as ações”, afirmou.

palestrapetiprocu 4Presidente da Associação dos Procuradores Municipais do estado do Amapá (APROMA), Caleb Medeiros, destacou que atualizações como a apresentada pelo juiz João Matos são extremamente eficazes, em especial para a economia processual e de tempo.

“A impressão que tivemos com a explanação do magistrado é a melhor possível. Atualizações tecnológicas como estas nos permitem ganhar algo que é muito precioso, o tempo, e isso é muito positivo para advogados, procuradores, Tribunal de Justiça e principalmente para toda a sociedade”, garantiu.  

O procurador municipal evidenciou ainda a praticidade do novo sistema, afirmando que é bastante intuitivo e didático. "O próprio sistema dá as orientações aos peticionários. Com esse novo modelo de peticionamento, já podemos definir se o processo deverá seguir em segredo de Justiça, o que anteriormente era mais demorado”, finalizou Caleb Medeiros.

A próxima palestra de apresentação do peticionamento eletrônico via Tucujuris Web será direcionada para os delegados de Polícia.

 

- Macapá, 28 de setembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD