Projeto “Um Dia na Corte” leva cerca de 70 acadêmicos de Direito às sessões Judicial e Administrativa do TJAP

cortediatjap 1O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), durante a 658ª Sessão Judicial e a 750ª Administrativa do Pleno, cerca de 70 acadêmicos de Direito do 6º, 7º e 10º semestres da Faculdade Estácio do Amapá/FAMAP, no projeto “Um Dia na Corte”. Trazidos pelo professor Ladilson Moita, que também é servidor do TJAP, os acadêmicos tiveram a oportunidade, alguns pela primeira vez, de acompanhar os ritos de uma Sessão do Pleno, assistindo e analisando in loco a atuação dos operadores do Direito – magistrados, advogados e procurador de Justiça.

cortediatjap 11De acordo com a acadêmica Rosinelma Nascimento Guerra, pela segunda vez no Plenário do TJAP, acredita que são experiências muito edificantes para qualquer acadêmico. “Achei interessante a tradição evidente na forma de se portar na corte, nos tratamentos e no respeito ao desembargador, quando nos levantamos quando eles entram, por exemplo”, relatou. “Gostei também da atenção deles ao garantir uma linguagem mais acessível, para todos entenderem o que está acontecendo e nos ajudar a compreender a dinâmica da sessão”, concluiu.

cortediatjap 32Também presente e atenta aos procedimentos da Sessão Judicial do Pleno, Rafaela Ingrid Braga dos Santos já tem uma visão clara de que ramo do Direito quer investir, já a partir desta e de outra oportunidade em que esteve no TJAP. “Desde o Ensino Médio tenho o sonho de ser Delegada da Polícia Federal, mas estou aberta a outras oportunidades, principalmente concursos para Procuradoria de Justiça ou Defensoria Pública, por exemplo”, afirmou.

A acadêmica disse que experiências como esta, de acompanhar uma sessão, são uma excelente oportunidade de acumular mais conhecimento, tendo acesso a algo que nem sempre consta nos livros. “Já estivemos aqui com o professor da cadeira de Planejamento de Carreira, assistindo a uma apresentação feita pelo desembargador Carlos Tork, mas em uma sessão de fato é minha primeira vez”, relatou.

cortediatjap 14O acadêmico Celson Inajosa  Barreto, que também já foi bolsista no Fórum de Santana e hoje é Oficial de Justiça do TJAP (concurso de 2009), já possui uma vivência maior nas rotinas da Justiça do Amapá mas considera o projeto Um Dia na Corte uma importante ferramenta. “Estas visitas permitem ao estudante aliar à teoria aprendida em sala de aula e nos livros a uma vivência prática, experimentando e assistindo de perto a atuação destes operadores do Direito, permitindo uma fixação muito mais rápida e fácil do conhecimento teórico”, defendeu.

Formado em administração, ingressou no Direito com essa vantagem de já experimentar no dia a dia profissional o sistema de Justiça. “Já testemunhei algumas vezes em juízo para confirmar uma entrega de intimação, pois apesar de termos fé pública, nos cercamos de provas para demonstrar nossa palavra e esse tipo de noção da vida prática acaba sendo confirmada nas aulas teóricas, e acabo levando muita da minha experiência para os colegas também”, complementou.

Inicialmente, no curso de Direito, já sonhava com a magistratura, mas atualmente tem se interessado por outro ramo. “Ainda conservo um carinho grande pela magistratura, mas hoje o sonho é um dia ingressar no tabelionato”, registrou.

cortediatjap 9O coordenador do projeto Um Dia na Corte é o professor Ladilson Moita, que ensina Processo Civil, Direito Civil e Direito Constitucional na Faculdade Estácio do Amapá/FAMAP. Entusiasta das aulas de campo na Corte, ele defende a experiência como elemento fortalecedor do aprendizado dos acadêmicos.

“Este projeto foi pensado para que os estudantes possam ver o tratamento prático de várias ações que estudamos em teoria, como Apelações, Recursos Extraordinários, Agravos de Instrumento e Habeas Corpus, experimentando in loco o procedimento, as situações em que cada recurso é utilizado e como atuam os advogados em sustentação oral, o procurador e os magistrados – o que faz o relator, como votam os demais, que se desenvolve o processo quando há divergência, entre outros”, explicou Ladilson. Ele garante que o simples fato de presenciar e assistir a dinâmica de uma sessão é fundamental para associar teoria e prática, extrapolando o potencial da aula e da leitura.

Ladilson ainda destaca a importância desta experiência para que o acadêmico possa começar a consolidar sua visão de carreira. “O estudante pode, assim, se identificar com uma ou outra atividade, definindo melhor o rumo que vai seguir, podendo se preparar melhor conforme as exigências de cada uma, mas também de suas habilidades específicas”, acrescentou o professor.

cortediatjap 33O desembargador-presidente do TJAP, Carlos Tork, deu as boas vindas aos estudantes, ressaltando a importância de sua frequência como complemento de sua educação profissional. “O TJAP está de portas abertas para recebê-los”, concluiu.

 

- Macapá, 26 de setembro de 2018 -

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