Sessão Solene no TJAP proporciona entrega do Colar do Mérito Judiciário ao presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros

colardrjaimeee 1O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou a Cerimônia de Entrega do Colar do Mérito Judiciário na manhã desta sexta-feira (21). O homenageado foi o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Jayme Martins de Oliveira Neto. A honraria tem por finalidade homenagear pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou à Justiça do Amapá, façam por merecer a distinção especial. A proposição foi aprovada por unanimidade pelo Pleno Administrativo do TJAP, por indicação do desembargador e decano Gilberto de Paula Pinheiro, vice-presidente do Poder Judiciário local. (VISUALIZAR FOTOS)

colardrjaimeee 113A cerimônia foi presidida pelo presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork. “Essa homenagem se deve ao grande trabalho que esse juiz paulista está realizando frente à AMB”, registrou o presidente Tork. “Ao longo dos últimos anos, a magistratura tem sido alvo de uma série de cobranças, e o juiz Jayme tem conseguido conduzir muito bem o diálogo, com responsabilidade e senso propositivo, junto aos poderes da República e outras instituições como o Ministério Público. Portanto, é merecida essa homenagem”, enfatizou o presidente do TJAP.

colardrjaimeee 117Segundo o desembargador Gilberto Pinheiro, “o homenageado é um juiz que luta pela magistratura nacional. E as homenagens têm que ser feitas em vida para que a pessoa se dê conta de que vale a pena ter trabalhado por uma causa. Esse Colar é um incentivo concedido pela Justiça do Amapá e por toda a Amazônia”, declarou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário - nas esferas federal e estadual; dos presidentes das associações de magistrados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste; de desembargadores e juízes aposentados; de autoridades civis e militares; de representantes do Ministério Público - nas esferas federal e estadual; da advocacia; da Defensoria Pública; da imprensa e de serventuários da Justiça Estadual e Eleitoral.

colardrjaimeee 47Logo após abertura solene, realizada pelo presidente Carlos Tork, o diretor-geral do Tribunal de Justiça do Amapá, Gláucio Maciel Bezerra, procedeu a leitura do Termo de Concessão da Outorga do Colar do Mérito Judiciário ao presidente da AMB. Em seguida o presidente Carlos Tork e o vice-presidente Gilberto Pinheiro fizeram a entrega do Colar e do Diploma referentes à honraria.

A festiva Sessão Solene teve sequência com uma homenagem prestada ao presidente da AMB pela Associação dos Magistrados do Amapá. Desta vez a motivação foi o reconhecimento à ação de proporcionar a igualdade de gêneros, com o nivelamento da premiação de atletas nas categorias masculino e feminino, no 2º AMMAP Open de Ciclismo, Troféu Emanuel Moura, realizado no dia 16 de setembro de 2018. O juiz Jayme Martins foi agraciado o Certificado de Honra ao Mérito e o Troféu do 2º AMAAP Open de Ciclismo.

colardrjaimeee 6A certificação foi entregue pelas juízas Elayne Ramos Cantuária, presidente da AMAAP; Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, diretora administrativa da entidade; Larissa Noronha Antunes, vice-presidente da AMMAP; Maria Aparecida Gadelha, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba; Julianne Freire Marques, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Tocantins e vice-presidente de Direitos Humanos da AMB; Inês Moreira da Costa, representando a presidência da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia; Maria Rita Manzarra de Moura Garcia, diretora de prerrogativas da AMB.

colardrjaimeee 51A juíza Elayne Cantuária se disse “honrada quando a AMAAP pode participar de uma homenagem a um líder do associativismo, que trabalha em prol das causas da magistratura”. A magistrada registrou também “o trabalho profícuo do juiz Jayme Martins, considerando que nunca foi tão difícil ser magistrado no Brasil, com ataques e crises diárias”. Ela ressaltou a “habilidade política e de liderança” do homenageado afirmando ser ele “um guerreiro que se preocupa com o bem estar e com a valorização da magistratura”.

colardrjaimeee 122Ao usar da palavra, o presidente da AMB, agraciado na Sessão Solene, juiz Jayme de Oliveira, se disse surpreso e muito honrado com a homenagem e declarou ter muito carinho pelo Amapá. “Eu quero agradecer a toda a magistratura desse estado, aos presentes e às palavras de carinho que servem para nos incentivar. Quem tem acompanhado as lutas associativas nesses momentos turbulentos pelos quais temos passado sabe que exigem de nós uma dose extra de prudência, sabedoria, paciência e até mesmo de confiança e fé”, disse o juiz.

colardrjaimeee 177Jayme de Oliveira lembrou também que os momentos difíceis são vivenciados não apenas pela magistratura, mas por toda a sociedade. “Vivemos um momento em que os valores se perderam, onde há aqueles que procuram subverter princípios básicos e fundantes da nossa República e que acabam tumultuando a sociedade. Hoje vemos uma sociedade tensa, dividida, em turbulência. Mas o Judiciário precisa manter o seu equilíbrio, a sua prudência porque é o Judiciário, junto com os demais integrantes do sistema de Justiça, fundamentalmente, quem tem sustentado a República nos últimos anos, segurando as instituições democráticas e mantendo o país de pé, ainda que ele também tenha seus problemas”, asseverou.

colardrjaimeee 189A mesa solene foi composta ainda pelos desembargadores Carmo Antônio de Souza; Sueli Pini; Manoel Brito; João Guilherme Lages e Eduardo Freire Contreras. O Poder Executivo Estadual se fez representar pelo Procurador-Geral do Estado, Narson de Sá Galeno. O Prefeito de Macapá, Clécio Luis Vilhena Vieira participou da cerimônia, assim como a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8). Representando o Tribunal de Contas do Estado, compôs a mesa o conselheiro Reginaldo Ennes.  Quem respondeu pelo Ministério Público do Estado no ato solene foi o procurador de Justiça Nicolau Crispino. Representando os servidores da Justiça do Amapá, o presidente do Sindicato dos Serventuários da Justiça (SINJAP), Ney Parente.


- Macapá, 21 de setembro de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
Youtube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD