Período de Correição Ordinária é iniciado nos cartórios extrajudiciais da Comarca de Macapá

correicartliege 1A Corregedora Permanente dos Cartórios Extrajudiciais da Comarca de Macapá, juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos, deu início ao período de realização das Correições Ordinárias das Serventias Extrajudiciais de Macapá.

correicartliege 2Segundo a magistrada, a correição é um procedimento que envolve diligências de verificação das diversas rotinas englobadas pelas atividades delegadas pela Justiça às Serventias Extrajudiciais – os cartórios. “Este trabalho envolve um estudo de toda a documentação produzida na atividade cartorária, avaliando os procedimentos, seu ritmo, o respeito aos ritos e protocolos, além da qualidade do serviço ofertado”, explicou a juíza Liége.

Com um perfil mais “pedagógico”, esta correição ordinária tem um caráter de mútuo aprendizado, no qual se detecta a realidade da prestação dos serviços cartorários e se indica caminhos e estratégias para aprimorar constantemente sua qualidade. “Mas também é uma oportunidade para aprimorarmos de nossa parte (corregedoria), recebendo sugestões de outras formas de melhorar estes serviços delegados”, esclareceu a juíza.

correicartliege 7

“Dependendo do que encontramos, podemos também fazer uma correição extraordinária para avaliar mais profundamente uma irregularidade encontrada ou averiguar uma eventual denúncia de um usuário”, acrescentou a corregedora permanente dos Cartórios de Macapá.

Segundo a magistrada, é importante que a população entenda o ato da correição, para saber tanto que estes serviços não passam despercebidos frente aos olhos do Judiciário quanto que podem denunciar à corregedoria qualquer irregularidade. “O calendário anual de correições ordinárias é um recurso para tentar prevenir e corrigir tais irregularidades antes mesmo que aconteçam, por uma falha de procedimento ou de interpretação normativa, por exemplo”, esclareceu.

correicartliege 3Para Francisco Erionaldo Cruz Júnior, Tabelião e Registrador Titular de Notas, Registro Público e demais anexos da Comarca de Macapá, a correição se presta a fiscalizar a correta execução das funções delegadas pela Justiça conforme previsão na Lei Nº 8.935 (de 18 de novembro de 1994), mas também a Lei Estadual disciplina as serventias extrajudiciais no Amapá. “Foi feita uma opção político-legislativa pela acumulação de funções”, explicou, exemplificando que “no Cartório Jucá Cruz, acumulamos notas e registros”.

correicartliege 6“Mas além do valor jurídico documental, ao oficializar atos, nós, tabeliães, também temos como atribuição o aconselhamento das partes na lavratura de escrituras públicas, inventários, divórcios e procurações”, detalhou Francisco Erionaldo, acrescentando que “essa orientação dá forma jurídica aos atos, garantindo sua segurança, validade e eficácia”.

Além da revisão de cada serviço prestado pelo cartório, a correição também examina as taxas cobradas pelo cartório. “Essas taxas são consideradas um tributo e são fixadas por Lei Estadual de iniciativa do Tribunal de Justiça, precisando, assim, seguir uma série de critérios”, complementou Erionaldo.

correicartliege 9“Nesta correição atual, o maior foco são os registros tardios, a emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF) no nascimento e o Selo Eletrônico, mas disponibilizamos todos os livros para que a Comissão de Correição possa examinar ato a ato”, acrescentou o tabelião Francisco Erionaldo, garantindo que “oferecemos total transparência, pois só temos a ganhar se a qualidade do nosso serviço seguir sendo aprimorada”.

Iniciada ainda em 04 de setembro com o Cartório do 1º Ofício Jucá Cruz, a Correição Ordinária da Comarca de Macapá, que tem periodicidade anual, seguirá até o final de outubro com a seguinte programação:

  • 22/10 – Cartório Imobiliário Eloy Nunes;
  • 23/10 – Cartório do 2º Ofício Cristiane Passos; e
  • 24/10 – Cartório do 3º Ofício Vitor Vales.

 

- Macapá, 20 de setembro de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD