Acusado de homicídio preso no Ceará será recambiado para julgamento na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá

JURISETEMBROOO 4Presidida pelo juiz Luiz Nazareno Borges Hausseler, a 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá divulgou a pauta de julgamentos a serem realizados durante o mês de setembro. A pauta será composta por 14 sessões plenárias, julgamentos em primeira instância, e 35 audiências plenárias, que corresponde à fase de admissibilidade ou não das denúncias ofertadas pelo Ministério Público.

JURISETEMBROOO 2De acordo com o chefe de secretaria da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá, Marco Antônio Monteiro de Brito, os julgamentos têm acontecido de forma satisfatória, alcançando um bom número de júris realizados. “O Tribunal do Júri é composto por vários atores, desta forma quando um deles falta à sessão, inviabiliza o julgamento. No entanto nos últimos meses, esses problemas estão sendo reduzidos e podemos dar as respostas que a sociedade anseia”, explicou o servidor.

Dos 14 processos que serão levados a Júri Popular, em quatro os réus estão sob a custódia do estado. Em um deles o réu, que fugiu do Amapá, encontra-se preso no estado do Ceará por porte ilegal de arma de fogo. No Amapá, é acusado pelo crime de homicídio qualificado, descrito pelo artigo 121, § 2º, inciso I e IV do Código Penal brasileiro.

O crime ocorreu em maio de 2008, quando o acusado, juntamente com dois familiares, teria invadido a casa do avô da vítima. Utilizando armas brancas, os acusados executaram o morador. Após a prática criminosa o réu fugiu, sendo posteriormente preso por delitos praticados no estado do Ceará. 

Nestes casos, para a realização do Júri é necessário o recambiamento do réu, cabendo a secretaria da 1ª Vara do Tribunal do Júri enviar carta precatória para o juízo do Ceará solicitando a recondução. Conforme explica Marco Antônio, os trâmites para a realização do julgamento já foram tomados, restando apenas a resposta das autoridades cearenses.

“Enviamos a carta precatória, o Instituto Penitenciário do Amapá está pronto para receber o réu, a parte que nos compete foi feita, faltando apenas a confirmação da recondução pelo estado do Ceará. Assim poderemos concluir esse julgamento, que já foi adiado por estar o acusado em outro estado”, finalizou.

- Macapá, 06 de setembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD