Desembargador Carmo Antônio de Souza profere palestra sobre “Conciliação” e “A estrutura do Poder Judiciário”

descarmoceapest1“O objetivo das palestras em parceria com as faculdades é informar e despertar as vocações naqueles alunos que ainda têm dúvidas sobre qual carreira jurídica devem seguir”, destacou o desembargador Carmo Antônio de Souza ao proferir palestra sobre a organização do Poder Judiciário, na manhã de terça-feira (04), para os acadêmicos de Direito das faculdades Estácio Macapá e Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP).

descarmoceapest 5A atividade interdisciplinar e interinstitucional faz parte da Meta 04 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que propõe a implantação pelos Tribunais de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário. “O nosso objetivo é que o aluno tenha o primeiro contato com o Poder Judiciário e possa aliar o conhecimento teórico com a prática”, enfatizou o desembargador.

descarmoceapest 9Em sua explanação, o desembargador destacou cada instância e comarca, sempre pontuando a história da Justiça no estado e ressaltando os integrantes do sistema de Justiça, dentre eles o Judiciário, o Ministério Público e a advocacia. Falou também sobre as diferenças entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e como um fiscaliza o outro, bem como o Judiciário fiscaliza a si próprio.

 

Durante a palestra ele ressaltou os números da Justiça do Amapá, comparados a outros tribunais estaduais e com o cenário nacional. “Nós estamos entre os mais céleres tribunais estaduais de pequeno porte de todo o Brasil, mas não podemos nos conformar com essa condição. Ainda estamos longe do ideal”, defendeu.

descarmoceapest 28Para a professora das faculdades Estácio de Macapá e CEAP, Mariana Contreras, trazer os alunos até o tribunal mostra como a Justiça amapaense está aberta à sociedade. “O professor Carmo Antônio explica como funciona cada comarca e ressalta as peculiaridades do nosso estado, que tem uma Justiça célere e que abre as portas para os alunos”, comentou.

descarmoceappest 32A acadêmica Ana Clara Cardoso do 3º semestre de Direito da faculdade CEAP disse que a palestra abriu seus olhos sobre o que ela quer para o futuro. “Como operadora do Direito pretendo seguir a carreira de magistrada e quem sabe ascender ao 2º grau”.

O desembargador Carmo Antônio encerrou a sua palestra explicando sobre a importância da mediação e práticas restaurativas. “Se não utilizarmos esta importante ferramenta não conseguiremos atender a demanda”, enfatizou.

Macapá, 05 de Setembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD