Judiciário do Amapá presente no XIV Encontro Nacional de Controle Interno

encontrocontrinter 1O Poder Judiciário do Amapá participou esta semana (dias 29 e 30 de agosto), em Macapá, do XIV Encontro Nacional de Controle Interno, que teve como tema “Controle Interno nos 30 anos da Constituição Federal de 1988”. O presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, foi na ocasião representado pelo Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, Gláucio Bezerra, na mesa de honra. Também participaram do encontro servidores da Assessoria de Controle Interno do TJAP.

encontrocontrinter 3Promoção de melhorias na gestão dos gastos públicos, prática de políticas mais decisivas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e transparência dos órgãos públicos brasileiros foram alguns dos temas debatidos no primeiro dia do encontro.

“Com os sucessivos escândalos de corrupção divulgados pela imprensa nos últimos anos, com ênfase para a Operação Lava-jato e outros processos envolvendo políticos, o tema do controle interno se destaca no cenário nacional em relação à prevenção desse tipo de ocorrência, mas também pela disseminação de boas práticas”, disse Gláucio Bezerra. Para o Diretor-Geral, o encontro teve o foco na difusão dessas boas práticas no âmbito dos órgãos de controle da União, estados e municípios.

encontrocontrinter 5O XIV Encontro Nacional foi realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em cooperação com a Controladoria-Geral do Estado do Amapá (CGE/AP), que responde pela presidência da Junta Fiscal do Conaci.

Durante dois dias de debates entre profissionais, especialistas, professores e servidores públicos oriundos de 20 estados da Federação, foram compartilhadas experiências sobre a execução de políticas de controle interno e gestão pública, e aperfeiçoamento das ações preventivas de controle interno.

O Diretor-Geral do TJAP explicou que o Judiciário conta com uma unidade de controle interno “que atua de forma eficaz e profícua na revisão dos atos de gestão, além de uma grande quantidade de regulações e sistemas de controle dentro dos departamentos que visam prevenir eventuais desvios”.

Gláucio Bezerra assegurou que esses mecanismos “evitam erros e, em situações de compras, garantem um resultado efetivo com economia para administração pública”.

O presidente do Conaci, Álvaro Fakredin, reiterou o foco do Conselho mais no caráter educativo das ações do que no controle dos atos. Segundo ele, “a prevenção e as modernas técnicas de Controle Interno têm se mostrado as melhores alternativas para a boa gestão dos recursos públicos”.

encontrocontrinter 2Otni Miranda de Alencar Júnior, Controlador-Geral do Estado do Amapá e anfitrião do evento, disse que “o Conaci busca a integração nacional dos órgãos de Controle Interno com vistas ao fortalecimento da gestão pública, expedindo diretrizes e expressando aquilo que é o desejo popular: uma administração pública justa e sensível às necessidades da maioria”.

O Secretário Federal de Controle Interno, Antônio Carlos Bezerra Leonel, apresentou a conferência de abertura, com o tema “A História do Controle Interno desde a Constituição Federal de 1988”. Para ele, “o Encontro Nacional ocorre em um momento importante e de definição para o país, pois o Controle Interno é parte fundamental nas decisões políticas”.

- Macapá, 31 de agosto de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD