Jornada Terrestre no Lago Da Vaca oferece atendimento jurídico e de cidadania aos moradores da região

lagovacaajor 1Desta vez direcionada aos moradores do Lago da Vaca, área localizada no bairro Novo Horizonte, região urbana de Macapá, a Justiça do Amapá realizou mais uma edição do programa Justiça Itinerante Terrestre. A ação começou no dia 29/08 e se encerra nesta sexta-feira (31) com audiências na Escola de Tempo Integral Darcy Ribeiro.

lagovacaajor 5O Juiz substituto Antônio José de Menezes explica que “o objetivo é trazer a Justiça para próximo da população, porque é a oportunidade das pessoas, sobretudo as mais carentes, conseguirem a resolução dos seus problemas”. A justiça itinerante resolve as demandas que têm possibilidade de conciliação. “O que não conseguimos resolver é encaminhado para as varas especializadas”, comenta o magistrado.

Para o Juiz, participar da Jornada o enriqueceu de forma pessoal e profissional, pois é o momento que o magistrado pode sair de seu gabinete e mostrar para a população que está presente e disponível para resolver os anseios dessas comunidades mais distantes.

lagovacaajor 8“Nós conseguimos sair da sala de audiência, vindo cedo para atender essas pessoas, sem a estrutura necessária para o conforto, mas que vai ser o pouco que faltava na vida delas para resolver um caso de reconhecimento de guarda, de paternidade e outras demandas que sempre aparecem”, destacou.

lagovacaajor 4O supervisor da Jornada Itinerante, Rubens Barros Gomes, garante que, assim como nas demais ações, o atendimento será das 08 às 12 horas. “Além de prestação jurisdiciona, a jornada ofertará serviços de emissão de Registro Geral, emissão do Cartão do SUS e CPF, atendimento odontológico (Centro odontológico Estadual) e Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio FAMAP e Ministério Público”, destacou.

lagovacaajor 6A professora e advogada do NPJ da Estácio-Famap, Ester Almeida de Souza, explica que o atendimento jurídico prestado a essa população é totalmente gratuito e feito pelos alunos da faculdade. “Aqui atendemos casos de reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e conflitos diversos. Fazemos o aconselhamento jurídico e em alguns casos entramos com a petição inicial do processo”.

lagovacaajor 12A dona de casa Elaine Teodoro Ferreira procurou os serviços da justiça para fazer o reconhecimento de paternidade da filha de cinco anos, que não possui o nome do pai em sua certidão de nascimento. “Ter esse serviço próximo a minha casa facilitou a resolução do nosso problema, pois teríamos que nos deslocar até o centro da cidade, gastaríamos com transporte e com as custas do processo e demoraria; aqui eu cheguei e logo fui atendida e fomos encaminhados para uma audiência de conciliação com o juiz. Acredito que não fui a única com esses problemas, mas tenho a certeza de que foram todos resolvidos e espero que ela saia daqui com o nome do pai”, concluiu.

Macapá, 31 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD