Terceiro encontro de constelação familiar na Penitenciária Feminina trabalha soluções para conflitos pessoais das internas

mariliseconspenfem 1Nesta terça-feira (28), a consteladora familiar Marilise Einsfeldt esteve no pavilhão feminino do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) para realizar o terceiro encontro do programa “Constelação Familiar no Cárcere”. A ação com as internas é organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), do TJAP. As oficinas de constelação familiar utilizam explanações sobre as “leis da vida” de Bert Hellinger, exercícios sistêmicos e constelações de casos.


mariliseconspenfem 2Marilise Einsfeldt falou às internas sobre os motivos que levaram a escolha da Penitenciaria Feminina para o início do programa. “Estamos aqui por esse poder que a mulher exerce dentro da família. As mulheres conseguem transformar seus ambientes familiares, pois são fortes e conseguem mudar as relações entre a família”, considerou.
A consteladora aproveitou a oportunidade para entregar às mulheres registros fotográficos feitos no período do dias das mães, quando as internas posaram para fotos com suas genitoras. Foi um momento de trocar abraços e agradecimentos.
mariliseconspenfem 14A coordenadora da Penitenciaria Feminina, Elizangela Gomes, falou do aumento na procura das internas em participar das oficinas de constelação. “Nós as incentivamos para que participem de programas como esse, que principalmente trabalham as suas questões pessoais. Iniciamos com um grupo de sete internas e hoje temos quase 30 participando”, informou.
Elizangela Gomes lembrou ainda que os agentes penitenciários participam de formação semelhante e isso tem melhorado na postura deles nos seus ambientes familiares e de trabalho. “Notamos a mudança delas como pessoas, eu estou participando e quero continuar aprendendo muito com a consteladora”.
mariliseconspenfem 13A instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, lembrou do papel das mulheres dentro do grupo familiar. “A partir desse entendimento elas poderão reorganizar suas relações dentro do cárcere e fora também, para que sejam agentes transformadoras do ambiente familiar quando retornarem para casa”.
Participaram do encontro, como observadores, acadêmicos, agentes de segurança, educadores e voluntários do NUPEMEC.


Macapá, 29 de agosto de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD