TJAP integra campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”

ativismojuditja 1O Tribunal de Justiça do Amapá integra (TJAP), desde os primeiros momentos de construção, a campanha “16 dias de ativismos pelo fim da violência contra as mulheres”. A instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (NUPEMEC), Sônia Ribeiro, representou o TJAP na primeira reunião para elaboração da programação do evento, ocorrida nesta segunda-feira (27), na Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Estado.

ativismojuditja 4Anualmente no Brasil, a campanha ocorre de 25 de novembro- Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres- a 10 de dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos. Sônia Ribeiro explicou que o Tribunal sempre integrou esta iniciativa, ressaltando os programas permanentes do Judiciário no combate à violência de gênero, como o Justiça pela Paz em Casa. “Além de trabalharmos a conscientização, também há uma concentração maior de julgamentos, oferecendo respostas mais rápidas à sociedade”, exemplificou.

ativismojuditja 7Para a campanha de deste ano, Sônia apresentou como sugestão, por parte da Justiça, a intensificação de atendimentos nos centros judiciários de solução de conflitos e cidadania (CEJUSC’s) implantados na própria Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres e nos centros de atendimento à mulher e à família (CAMUF’s) de Macapá e Santana. “A ideia é que nesses 16 dias possamos dar maior vazão aos atendimentos, inclusive com a constelação familiar”, adiantou.

Sônia acrescentou o trabalho que o Nupemec vem realizando, por meio da Casa de Justiça e Cidadania, com aplicação da prática de Constelação Familiar no Cárcere, atendendo mulheres em cumprimento de penas no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN). “Estamos à disposição da campanha também para contribuir com as demais atividades. Estamos aqui para somar com as demais instituições na realização dos 16 dias de ativismo”, concluiu a advogada.

ativismojuditja 2Selma Rocha é coordenadora técnica e responde pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres na organização da campanha. “Será um momento de reflexão e de sensibilização da sociedade em relação à violência contra a mulher. No Amapá encerramos os 16 dias na data de 06 de dezembro, que é o Dia do Laço Branco, simbolizando a adesão de homens a essa luta de combate à violência de gênero”, explicou Selma.

Em 2018, os 16 dias de ativismo serão marcados por uma agenda que dará visibilidade ao mesmo número de instituições ou frentes que atuam no combate a esse tipo de violência. Em cada dia uma delas terá sua pauta evidenciada, para que a sociedade possa identificar a rede de proteção à mulher de forma mais didática. “Estamos começando agora a organizar esse chamamento, por isso esperamos que as entidades tragam suas agendas para que possamos construir uma única agenda, fortalecendo a luta que é de todas”, finalizou Selma.

ativismojuditja 6Uma dessas frentes de luta esteve presente na reunião por meio da conselheira Nádia Silva Souto, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa. Ela explica que nesse público as mulheres sofrem ainda mais com a violência, porque já se encontram em uma fase da vida que apresenta maior vulnerabilidade. “Os casos mais comuns envolvem filhos que se apropriam dos proventos das mães, não alimentam, não cuidam da saúde e ainda humilham essas mulheres”, relatou a conselheira.

Serviço

16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero é uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas. Foi iniciada durante o primeiro encontro do Women's Global Leadership Institute em 1991, que se realizou no Center for Women's Global Leadership (CWGL) na Universidade Rutgers. No Brasil, é realizada desde 2003.

- Macapá, 28 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD