NUPEMEC e CEJUSCs criam força-tarefa para o mutirão de conciliação e mediação de processos já judicializados

FORCATAREFACEJNUP 1O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJAP) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) vêm trabalhando ao longo dos últimos dias para realizar um grande mutirão de conciliações e mediações de processos já judicializados, que iniciará no dia 03 de setembro.

FORCATAREFACEJNUP 2De acordo com a presidente do Nupemec/TJAP, desembargadora Sueli Pini, a medida, acertada em reunião na última sexta-feira (17), pretende antecipar 1.472 itens na pauta da Central de Conciliação do Fórum de Macapá, que iriam ser tratados até dezembro de 2018. A iniciativa pretende “limpar” a programação, deixando mais espaço para as conciliações pré-processuais – atividade principal dos Cejuscs.

Os processos foram divididos em quatro lotes, entre o Nupemec e todos os Cejuscs – Norte, Oeste, Sul e Central – para, deste modo, dar vazão à pauta acumulada. As equipes estão realizando a divisão e redirecionamento dos processos, remarcando as audiências, certificando o destino dos processos e intimando as partes com a nova agenda.

“Precisamos desafogar a Central de Conciliação do Fórum de Macapá, para que esta tenha o fôlego necessário para tratar a demanda pré-processual corrente”, afirmou a desembargadora Sueli Pini,

FORCATAREFACEJNUP 12Para prevenir um novo acúmulo e dar mais celeridade ao processamento de cada demanda, fatores que contribuíram para este crescimento excessivo de pauta, um novo modelo de triagem de conflitos será implementado, separando não apenas entre cíveis e de família, mas também agrupando demandas por complexidade.

“Assim, garantiremos que situações mais simples não entrem na fila atrás de outras muito mais complexas”, explicou a desembargadora.

“Embora a pauta principal seja de conciliação, algumas situações se desdobrarão em mediação, com pauta distinta sendo elaborada ao longo dos trabalhos da força-tarefa”, complementou a magistrada.

A força-tarefa mobilizará todas as equipes do Nupemec, Cejusc e Casas de Justiça e Cidadania, incluindo estagiários e voluntários, além dos servidores e colaboradores já designados. “Somos todos um time só e com um objetivo principal: promover a paz social por meio da conciliação e mediação de conflitos”, finalizou a presidente do Nupemec/TJAP, desembargadora Sueli Pini.

- Macapá, 24 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD