VEP, Secretaria de Saúde e Iapen promovem ação para reintegrar internos com transtornos mentais ao convívio social

vepterapia 1Internos com transtornos mentais e que cumprem medida de segurança no Centro de Custódia do Novo Horizonte do IAPEN/AP, vivenciaram um dia de tratamento terapêutico organizado pela Vara de Execuções penais (VEP) da Comarca de Macapá e a Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A ação de desinstitucionalização busca prepará-los para a reintegração social.

 

vepterapia 22Na saída assistida, os internos visitaram o balneário da Fazendinha, o monumento do Marco Zero do Equador e o Museu Sacaca. A guia turística Silvania Souza fez o acompanhamento durante todo o passeio.

vepterapia 13De acordo com psicóloga Ana Cleyde Bastos Matias, da Central de Penas Alternativas e Atendimento ao Reeducando, dentre as atribuições da equipe psicossocial da Vara de Execuções Penais, está o de acompanhar o tratamento de reabilitação psicossocial ofertado aos reeducandos que cumprem medidas de segurança, auxiliando no suporte necessário para a reinserção social.

vepterapia 21“Até agosto de 2016 eles ficavam internados dentro do sistema penitenciário, alojados em condições insalubres e subumanas, com um tratamento muito deficiente. Com a criação do Centro de Custódia do Novo Horizonte foi possível transferi-los. Lá eles contam com uma equipe psicossocial, terapia ocupacional, e outras atividades. Isso provocou uma melhora na vida deles”, esclareceu a servidora da VEP.

vepterapia 5Rômulo Jance, diretor do Centro de Custódia do Novo Horizonte, garantiu que todos os internos não possuem mais periculosidade e esse é um processo necessário para a desinternação deles. “Essa saída ajuda para que tenham oportunidade de acostumar novamente com a liberdade, mesmo sendo uma saída monitorada pela segurança, isso ajuda no tratamento deles e dará melhor perspectiva para as suas vidas”, disse o agente.

vepterapia 15A Assessora Técnica na Coordenação Estadual de Saúde Mental, psicóloga Adriele Sussuarana, que coordenará a Residência Terapêutica para onde os pacientes serão encaminhados, explicou que o objetivo do processo de desinstitucionalização é resgatar a autonomia perdida, pois existem internos que estão há mais de 15 anos presos e isso afeta as suas atividades diárias. “Eles já cumpriram a sua pena e a periculosidade já foi cessada. Agora como muitos deles não têm suporte das suas famílias irão para a residência terapêutica, onde continuarão os seus tratamentos”, explicou.

vepterapia 4Adriele Sussuarana ainda observou que é possível que pessoas com transtornos mentais voltem ao convívio social, tendo assim uma vida normal. “Eles podem ser reinseridos e com uma reabilitação psicossocial adequada. O manicômio não trata, ele adoece cada vez mais e o tratamento tem que ser em liberdade”, concluiu.

vepterapia 18A previsão é que a Residência Terapêutica esteja funcionando daqui a dois meses. A casa receberá seis internos do Centro de Custódia e mais quatro pacientes da Clinica de Saúde Mental do Hospital Geral. Trabalharão na instituição dez cuidadores e quatro técnicos de saúde. O tratamento ambulatorial dos pacientes seguirá nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Participaram da atividade as equipes da VEP, Coordenação de Tratamento Penal do IAPEN, grupo Psicossocial do Centro de Custódia Novo Horizonte, Coordenadoria Coordenação Estadual Saúde Mental e Grupamento Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar.

- Macapá, 24 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD