Magistrada admite Ação de Improbidade e susta pagamentos à clínica que forneceu medicamento para a Unacon

alaideunacon 3A juíza Alaíde Maria de Paula, titular da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, especializada em demandas de saúde, admitiu na manhã de ontem (21), Ação de Improbidade Administrativa contra as Clínicas Integradas Secco E Jungs/S. Ltda e os ex-secretários de Saúde do Estado, Edilson Afonso Mendes Pereira e Lineu da Silva Facundes. A Ação foi proposta pelo Ministério Público do Estado com fundamentos no Inquérito Civil nº 0002487-80.2014.9.04.0001 e no Inquérito Policial nº 023/2013-DEFAZ.

 

De acordo com o MPE, os réus Edilson Pereira e Lineu Facundes ocuparam o cargo de secretário de saúde do Amapá, em cujas gestões a empresa Clínicas Integradas Secco e Jungs forneceu medicamentos e prestou serviços para aquele órgão, por meio de duas chamadas públicas, objetivando o atendimento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade - UNACON.

Conforme a denúncia, por ocasião da primeira chamada pública, em março de 2012, a SESA adquiriu os medicamentos a um valor 565,22% maior do que deveria. Além de ter, supostamente, superfaturado o valor de vários medicamentos, muitos teriam deixado de ser entregues de forma regular. Em relação à segunda chamada pública, em março de 2013, vencida pela mesma empresa, o MPE apurou que a administração preteriu oferta 427% inferior à vencedora e não realizou contrato escrito, mas somente um Termo de Referência para consolidar a compra.

A juíza acatou ainda o pedido de Tutela de Urgência apresentado pelo MPE, que requeria a suspensão do processo de execução em que figura como autora a empresa demandada, pois ela estaria na iminência de receber valores relacionados aos contratos discutidos nas situações denunciadas.

- Macapá, 22 de agosto de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD