Juizado da Infância e Juventude integra operação de segurança pública na zona sul de Macapá

fiscalizaacomissfds 1Na madrugada de sábado (18), o Juizado da Infância e Juventude/Área Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá participou de uma ação em conjunto com o Conselho Tutelar, Guarda Municipal e polícias Militar e Civil. A operação percorreu os bairros Muca, Buritizal, Novo Buritizal e Congós e fiscalizou bares e boates da capital do Amapá.


fiscalizaacomissfds 51Durante a ação, o principal foco foi o combate ao tráfico de drogas, a presença de crianças e adolescentes em bares e boates e os alvarás de licenças vencidas de estabelecimentos noturnos. As equipes também vistoriaram estabelecimentos localizados dentro dos conjuntos habitacionais Açucena e São José. Estiveram envolvidos na operação 47 agentes, com o suporte de 10 viaturas.
fiscalizaacomissfds 42De acordo com o delegado Júlio César Firmino, da 4ª Delegacia de Polícia (DP), essa operação será realizada mensalmente na zona sul de Macapá e pretende trazer mais tranquilidade à sociedade, ajudando a reduzir as estatísticas de violência na capital. O delegado ainda garantiu que nas próximas operações serão cumpridos mandatos de prisão e de busca e apreensão.
“Queremos minimizar o índice de criminalidade na nossa circunscrição. Quando estamos na rua esses números diminuem e a nossa tendência é fazer mensalmente essas operações incluindo todos os órgãos parceiros que estiveram hoje conosco”, pontuou.
fiscalizaacomissfds 23

O coordenador do Comissariado de Infância e Juventude, Virgílio Vieira, informou que dentro da operação o papel da entidade foi garantir a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco. Deste modo, a atividade em cooperação com os órgãos de segurança deu efetividade e excelentes resultados: Três estabelecimentos foram autuados e nove adolescentes encaminhados ao Conselho Tutelar.
De acordo com o juiz titular do Juizado, Luciano Assis, os agentes de proteção do Comissariado cumpriram o seu papel junto com as Policias Civil e Militar, autuando estabelecimentos em descompasso com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
fiscalizaacomissfds 13

Durante as diligências foram encontrados três reeducandos em situação de descumprimento de medidas impostas pelos juízes criminais, oriundos do regime aberto ou prisão domiciliar.
“O Juizado da Infância e Juventude diante dessa constatação vai sugerir ao TJAP a edição de um ato para autorizar o Comissariado a realizar fiscalização utilizando a tecnologia da informação que permite acessar o Tucujuris fora do ambiente do Fórum”, finalizou o magistrado.

- Macapá, 20 de agosto de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

 

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD