Representantes de projetos sociais são capacitados pela VEPMA para receber recursos de penas pecuniárias

reinovepmahj 1A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) realizou treinamento com a rede de parceiros vinculados à Unidade. O objetivo foi orientar as entidades sobre a destinação de recursos para a realização de projetos sociais. O encontro ocorreu no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Macapá, na última sexta-feira (17).

reinovepmahj 9Representantes das entidades públicas e não governamentais receberam orientações acerca da metodologia para acessar os recursos gerenciados pela VEPMA, fruto de valores pagos em processos de penas e medidas alternativas. Atualmente a Unidade Judicial conta com cerca de 250 instituições cadastradas e aptas, entre elas estão escolas, UBSs, hospitais, associações, CIOSP, Detran e BPTRAN, além de organizações não governamentais e entidades sem fins lucrativos que desenvolvem ações com relevância social.

reinovepmahj 22De acordo com o juiz titular da unidade,RogérioBueno da CostaFunfas, em cada projeto é analisada a sua viabilidade e pertinência para a aplicação dos valores. “Possuímos parceiros de longo prazo, mas a cada etapa do seu trabalho fazemos novamente a análise das regularidades, para que o apoio permaneça”, explicou o magistrado.

Segundo o juiz, o papel principal da VEPMA é “apoiar atividades que afastem de situações de risco segmentos da sociedade menos favorecidos. Nossa unidade tem um perfil mais social do que jurisdicional”, completou.

reinovepmahj 12A pedagoga e servidora da VEPMA, AntonicePinho Melo, explicou que o foco dos recursos é a segurança pública, mas o dinheiro também permite que sejam feitas parcerias com instituições beneficentes, esportivas, de saúde e educação, cujos projetos ajudam a reduzir os índices de violência.

“Hoje a nossa rede é muito diversificada. Existem projetos maravilhosos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, por exemplo, na área do desporto. Temos também as creches, o IJOMA, a Casa da Hospitalidade, Abrigo São José e muitas escolas do estado e do município”, garantiu a servidora.

reinovepmahj 19Durante o encontro, os representantes das entidades tiveram a oportunidade de falar sobre suas experiências com projetos desenvolvidos com apoio da VEPMA. A professora de língua portuguesa da Escola Estadual Coaracy Nunes, Dulcinea Marques Thomaz, relatou sobre o trabalho desenvolvido na instituição que envolve teatro e língua portuguesa, denominado “Fantasia”.

“Tínhamos muitas dificuldades na escola por conta da falta de materiais, com os recursos da VEPMA pudemos comprar microfones, caixa de som, data-show e um televisor. Fizemos o projeto, o juiz avaliou e aprovou. Em pouco tempo o recurso já estava disponível para a nossa execução”, disse.

Macapá, 20 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD