Acusados de encomendar assassinato são julgados na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá

juriencomenda 1Em sessão plenária presidida pelo juiz Luiz Nazareno Borges Hausseler, a 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá deu início ao julgamento de um caso de homicídio qualificado. Os réus respondem pela prática do crime descrito no artigo 121, § 2º, inciso I (mediante paga ou promessa de recompensa) e IV (à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido), combinado com artigo 29 (crime realizado com concurso de pessoas), ambos do Código Penal.

juriencomenda 4Segundo a denúncia, o crime ocorreu em fevereiro de 2012, quando os réus Adinaldo Borges da Cruz e Sérgio Luiz Dos Santos Moraes, encomendaram a execução da vítima Albédio Santos de Souza.

A princípio acreditava-se que a vítima teria sido morta em um assalto, no entanto, segundo o relatório do Ministério Público, dois homens (já condenados anteriormente) confessaram que haviam cometido o crime de forma encomendada, com a promessa do pagamento de três mil reais para participarem da empreitada criminosa. Foram encontradas com os suspeitos uma arma de fogo e uma algema suja de sangue.

juriencomenda 5De acordo com a tese defendida pelos advogados de defesa, José Calandrini e Michel Nascimento de Oliveira, não existem elementos que comprovem a efetiva participação dos réus no crime. “Analisando todo o processo não verificamos nenhum ponto que ligue os dois a esse crime, então estamos convictos de que não participaram desta ação criminosa, portanto pedimos a absolvição deles”, argumentou Michel Nascimento de Oliveira.

juriencomenda 3O promotor de Justiça, Iaci Pelaes, destacou a gravidade do fato, no que considerou um “crime macabro”. Para ele estão comprovadas as hipóteses sobre autoria, havendo relatos testemunhais da participação dos réus no homicídio.

“De acordo com o que foi investigado, percebemos que se trata de um crime encomendado, motivado por uma vingança relativa a uma suposta morte do irmão do mandante do assassinato”, sustentou o promotor.

O julgamento se estenderá pela tarde. A previsão é que encerre até às 17 horas.

- Macapá, 16 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD