Pleno do TJAP condena ex-deputados por peculato e formação de quadrilha em ação da Operação Eclésia

652judicialll 1O Tribunal de Justiça do Amapá realizou na manhã de quarta-feira (15) a sua 652ª Sessão Ordinária do Pleno Judicial com o julgamento do processo de número 0000937-35.2012.8.03.0000, mais um procedimento Ordinário Criminal referente à Operação Eclésia, no qual figuram como denunciados 17 pessoas, entre os quais Moisés Reátegui de Souza e Jorge Evaldo Edinho Duarte, ex-gestores da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá.

652judicialll 13De acordo com o Ministério Público, os réus Moisés Reátegui de Souza (ex-presidente da Assembleia Legislativa), e Jorge Evaldo Edinho Duarte (ex-deputado estadual), dentre outros, teriam comandado um esquema que desviou dos cofres daquela Casa de Leis a quantia de R$ 5.476.650,04 (cinco milhões, quatrocentos e setenta e seis mil, seiscentos e cinquenta reais e quatro centavos).

Conforme a apuração do caso, a Assembleia Legislativa teria firmado a contratação ilegal da Cooperativa de Transportes de Veículos Leves e Pesados do Amapá COOTRAM pelo valor de R$ 5,5 milhões. Alegando regime de urgência, o presidente da ALAP, deputado Moisés Souza, havia determinado a dispensa de licitação.

652judicialll 15Relator do processo, o desembargador Carmo Antônio de Souza considerou haver provas suficientes da participação dos acusados no caso. A Corte, por maioria, votou pela condenação dos acusados Moisés Souza e Edinho Duarte pela prática dos crimes de dispensa de licitação, peculato desvio e formação de quadrilha.

Outros denunciados também foram condenados nesta ação pela prática de crimes contra a administração pública. Os réus também foram condenados à devolução de forma solidária do prejuízo causado ao erário.

652judicialll 9Presidida pelo desembargador Carlos Tork, participaram ainda da 652ª Sessão Ordinária do Pleno Judicial os desembargadores, Gilberto Pinheiro, Carmo Antônio de Souza, Agostino Silvério Junior, Sueli Pini, Manoel Brito, João Guilherme Lages e Rommel Araújo. O procurador de Justiça do MP-AP, Nicolau Crispino representou o órgão ministerial.

- Macapá, 15 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD