Dia de Adesão da Amazônia à Independência do Brasil é lembrado em Sessão do Pleno do TJAP

amazoniaaaa 2O desembargador Gilberto Pinheiro, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, aproveitou a 743ª Sessão Ordinária do Pleno Administrativo para pedir o registro e se reportar à data de hoje (15.08) como o dia que lembra não só a adesão do Pará, mas a adesão da Amazônia à independência do Brasil. “Foi a última província a ser conquistada pelo movimento de independência. Portanto, sem o 15 de agosto nós pertenceríamos a outro país e não ao Brasil”, explicou o decano, lembrando ainda que “o Amapá permaneceu vinculado à província do Grão-Pará até 1943, quando o governo central fez a primeira divisão territorial criando o Território Federal do Amapá por meio do decreto-lei 5.814”.

amazoniaaaa 3O presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, também fez referências à data celebrada pelo estado do Pará, aproveitando o momento para lembrar a Medalha do Mérito Judiciário do Pará, que será entregue no próximo dia 17 em Belém. “Solicito que seja transmitido ao colegiado do TJPA os nossos sinceros agradecimentos pela lembrança do nosso nome para receber esta tão importante comenda, e estender esta homenagem a toda a Justiça do Amapá”, reiterou.   

O fato na história

amazoniaaaa 1Antes do dia 15 de agosto de 1823, o país era dividido em duas Capitanias: A Província do Grão Pará e Maranhão e a Província do Brasil, ambas integrantes da colônia portuguesa. Porém, a comunicação entre elas era restrita e o Pará se reportava diretamente a Portugal e pouco tinha contato com o restante do Brasil.

Historiadores relatam que essa independência do Pará não foi tão simples assim. Como a Província do Grão Pará, sempre fiel a Portugal, não aceitava fazer parte do Brasil independente, Dom Pedro I enviou o comandante de fragata inglês John Grenfill, trazendo aos governantes locais um documento informando que havia uma esquadra em Salinas, pronta para bloquear o acesso ao porto da capital, isolando o Pará do resto do Brasil, caso houvesse resistência à adesão.

A missão de incorporar o Pará ao Brasil a qualquer custo acabou causando muitos conflitos e mortes como a chacina conhecida como “Brigue Palhaço”, quando 256 manifestantes foram mortos asfixiados dentro da embarcação Brigue São José Diligente. Esses conflitos culminaram com a Revolta Popular da Cabanagem, em 1835.

Macapá, 15 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD