Novo modelo de Relatório de Gestão é tema de capacitação oferecida pela EJAP aos setores administrativos do TJAP

curcontrofin 1A Escola Judicial do Amapá (EJAP) ofertou o curso “Controle Interno, Externo e Prestação de Contas”, ministrado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Amapá, Reginaldo Ennes. A capacitação, com carga de 20 horas/aula, foi realizada nos dias 13 e 14 deste mês, nas dependências da própria EJAP, e teve como público-alvo diretores e técnicos dos setores de gestão do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).

curcontrofin 2O conselheiro Reginaldo Ennes explicou as instruções normativas do Tribunal de Contas, relativas a 2017 e 2018, sobre novas regras para prestações de contas de entes públicos. “Essas normativas mudam de forma mais radical as questões de controle de gastos. Exigem que todos os órgãos tenham setores de controle interno para uma melhor gestão do recurso público”.

curcontrofin 6Ennes explicou também que o TCE não fiscaliza mais apenas os balanços financeiros, mas também outros aspectos da gestão, que antes não eram avaliados. “Um exemplo é o meio ambiente no trabalho, assim como a tecnologia da informação – talvez o aspecto mais importante para a segurança das informações da gestão. Isso tudo vai proporcionar melhor desempenho e prestação de serviços no setor público”, enfatizou.

curcontrofin 9Ângela Valadares, que responde pela Assessoria de Controle Interno do TJAP, relatou que o curso “trouxe inovações para o Tribunal de Justiça como um todo, oferecendo um novo formato para os relatórios de gestão, com mais transparência sobre os atos da gestão”. A assessora também frisou que a partir dessas mudanças “será possível realizar um relatório abrangendo setores como gestão e meio ambiente, tecnologia e informação”.

curcontrofin 8O novo modelo de Relatório de Gestão deverá ser entregue pelo TJAP ao Tribunal de Contas do Estado até o dia 15 de outubro deste ano. De acordo com o analista de planejamento do TJAP, Job Morais, “o curso mostrou efetivamente quais procedimentos devem ser administrados para que a instituição pública realize sua prestação de contas”. Job ressalta que o novo modelo de relatório, “além dos balanços numéricos, aborda questões de governança e de planejamento estratégico e gestão participativa”.

curcontrofin 23“O grande avanço é nos dar elementos para buscarmos abordar no relatório de prestação de contas os itens de governança, por meio dos quais apresentaremos as metas atingidas por intermédio do Plano Plurianual, do Orçamento e do Planejamento Estratégico. Vamos ter que mostrar os resultados efetivos para a sociedade, aquilo que a instituição se propôs a realizar e de fato realizou”, esclareceu Job.

curcontrofin 35Tecnologia da Informação é uma das áreas contempladas pelo novo modelo de relatório de gestão, objeto do curso ministrado pelo conselheiro Ennes. Segundo Marco Craveiro, diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações (Deintel) do TJAP, o curso é fundamental porque “a TI é um setor estratégico hoje para o Poder Judiciário, inclusive sendo objeto de inspeções do Conselho Nacional de Justiça”.

Craveiro observou também que os processos de Tecnologia da Informação (TI) estão sendo consolidados no relatório do setor, que será encaminhado para a Assessoria de Controle Interno e comporá o Relatório de Gestão do TJAP. “Esse curso veio em momento muito oportuno, pois estamos em fase de construção do relatório e, por conter elementos novos, é muito fundamental termos essa assessoria que nos assegure um trabalho completo”, finalizou.

- Macapá, 15 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD