O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Judiciário conta com o apoio de acadêmicos para realizar audiências no Núcleo de Conciliação

alt     -Macapá, 04 de junho de 2013-

Grande parte da demanda processual que tramita na Vara do Juizado Especial Cível Virtual, instalado no campus da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem resolução no núcleo de prática jurídica/UNIFAP/TJAP e núcleo de mediação e conciliação universitária. Um convênio firmado entre as duas instituições possibilitou a colaboração de acadêmicos atuando como conciliadores nas audiências de conciliação. (VISUALIZAR FOTOS)

 

altEm relação ao núcleo de conciliação Unifap/TJAP, o juiz Carlos Alberto Canezin, titular do Juizado Virtual da Unifap, reforça a importância do apoio, pois na fase da conciliação as partes, com a ajuda do conciliador, podem resolver suas contendas apenas numa conversa e o resultado, garante o juiz, “tem se mostrado bastante exitoso, vez que aproximadamente 40% das conciliações já resultam em acordo devidamente homologado pelo Juizado”.

altAlém de servir de suporte à efetiva realização das audiências de conciliação, o núcleo, de acordo com Adelson de Araújo Pessoa - técnico da universidade à disposição do TJAP, em exercício no núcleo de prática jurídica/TJAP - é importante base de aprendizado prático.

Recentemente, um curso de mediação e conciliação foi realizado na Unifap, envolvendo perto de 115 participantes da Universidade e de outras instituições. O objetivo foi capacitar e credenciar novos conciliadores. O Juizado disponibilizou a oportunidade dos participantes conviverem na prática a conciliação e o papel do conciliador.

altPara o juiz Carlos Alberto Canezin, muitas reclamações que chegam ao Juizado referem-se a questões particulares, envolvendo, desavenças entre pessoas muito próximas. Na audiência de conciliação rapidamente se resolve. “Eu sempre ressalto que a conciliação é sempre o melhor caminho para tudo”, destacou o juiz.

O núcleo de conciliação conta com apoio dos professores, Helioneida Costa Góes e Raimundo Rodrigues, ambos da Unifap, que atuam como conciliadores e orientadores dos acadêmicos.

Texto: Edson Carvalho

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

 

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD