TJAP antecipa STF e nega pedido de prescrição em ação por improbidade administrativa

TJAPANTECIPASTF 1A Câmara Única do Tribunal de Justiça do Amapá julgou e negou, em sua 1112ª  sessão (no último dia 07 de agosto), um Agravo de Instrumento Cível interposto por um ex-agente público (agravante). Ele se insurgia contra a decisão proferida por juiz de primeira instância em Ação de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público do Estado do Amapá no Processo nº 0024103-20.2017.8.03.0001 (Pode ser consultado clicando aqui).

TJAPANTECIPASTF 2No julgamento da ação, que teve como relatora a Desembargadora Sueli Pini, a Câmara Única conheceu o Agravo de Instrumento mas, por unanimidade, negou provimento por entender que o prazo de cinco anos para a prescrição é apenas para aplicação de pena (suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, proibição de contratar com o Poder Público), não para o ressarcimento dos danos aos cofres públicos.

O caso no STF

TJAPANTECIPASTF 3A Câmara Única, em verdade, antecipava decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de estabelecer que as ações de ressarcimento do erário por danos decorrentes de atos de improbidade administrativa são imprescritíveis. A conclusão do STF foi tomada ao julgar o  Recurso Extraordinário (RE) 852475, oriundo do TJ de São Paulo, conforme voto do relator, seguido pela maioria dos Ministros.

A decisão do STF saiu no dia 08 de agosto de 2018. (Acesse aqui e saiba mais)

 

- Macapá, 13 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD