Vara de Execuções Penais e IAPEN realizam ação social na Penitenciária Feminina

acaosocialpenfem 1A Central de Penas Alternativas e Atendimento ao Reeducando da Vara de Execuções Penais e a Coordenadoria da Penitenciária Feminina do Amapá (COPEF/AP), realizaram uma ação social voltada para a prevenção e promoção da saúde das reeducandas. A ação contou com participação voluntária do médico Cristóvão Antônio Pugliesi, especialista em diagnóstico por imagem, clínica e cirurgia geral, e ocorreu nos dias 28 e 31 de julho.

acaosocialpenfem 5Segundo a psicóloga da Vara de Execuções Penais (VEP), Ana Cleyde Bastos Matias, “o objetivo da atividade foi proporcionar às mulheres privadas de liberdade o acesso a exames imprescindíveis à saúde, possibilitando identificar, diagnosticar e monitorar os casos que requerem encaminhamentos para tratamento na rede pública”.

De acordo com Ana Cleyde, o resultado final superou o número de procedimentos realizados na rede externa, “tendo em vista a necessidade de agendamento prévio e logística (escolta, transportes) para deslocamento da interna até uma unidade de saúde, concorrendo com a demanda da sociedade em geral”.

acaosocialpenfem 3Foram realizados 42 procedimentos, entre mamografias, ultrassonografias abdominais e transvaginais. E, ainda, três drenagens de cistos causados pela infecção na bartolinite - inflamação de uma ou ambas as glândulas de Bartholin, que são duas glândulas acessórias dos genitais externos femininos - e dois atendimentos de emergência a internas que apresentavam dores em razão de hérnias umbilicais. Nesses últimos casos o médico realizou a manobra de Taxe – paciente é colocada em posição na qual a cabeça fica mais baixa que o corpo fazendo com que as alças intestinais recuem em direção ao diafragma, enquanto o médico manobra para reduzir a hérnia.

“A parceria foi possível porque o médico Cristóvão Antônio Pugliesi, auxiliado por sua equipe, composta pelos colaboradores Cinara Lima e Jurene Moura, disponibilizou aparelho de imagem e se voluntariou a prestar os serviços de forma gratuita. Além disso, a parceria e a colaboração da coordenadora da COPEF, Elizângela Gomes, e da equipe de saúde prisional feminina foram fundamentais para o êxito da ação”, finalizou Ana Cleyde.

- Macapá, 09 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD