Economia e sustentabilidade são prioridades do Núcleo Socioambiental do TJAP

nsustjap 1Seguindo o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Amapá (2015/2020), o Núcleo Socioambiental do TJAP analisa mensalmente os indicadores de consumo, buscando cumprir as metas estabelecidas para todas as Unidades do Poder Judiciário do Amapá. As principais preocupações estão no consumo de copos descartáveis, resmas de papel, água engarrafada, toners de tinta, energia elétrica e combustível, além da manutenção e uso de veículos.

nsustjap 2De acordo com o gestor do Núcleo Socioambiental do TJAP, Renato Ribeiro, várias medidas estão sendo tomadas para a contenção do consumo, concomitantemente provocando a redução de resíduos. “Estamos com projetos para a restrição de descartáveis e também com a criação de ilhas de café nos prédios da Justiça, para que assim seja reduzida a utilização de copos plásticos”, destacou.

Com a virtualização dos processos judiciais, o Núcleo faz o acompanhamento de dados referentes à utilização de papel e acredita na redução dessa utilização. “Precisamos da ajuda de todos, principalmente com a mudança da cultura do uso do produto, o que gera gastos para a instituição e também provoca a acumulação desnecessária”, informou Renato Ribeiro.

Outra medida é o incentivo ao uso de garrafões de água, para que deste modo, reduza a utilização de unidades de garrafas pet. “É importante que os servidores abracem essa ideia, para que consigamos ajudar a instituição na economia de recursos e na diminuição de materiais inservíveis”, considerou.

Um das propostas do Núcleo para esse trabalho é a criação do inventário de resíduos, que possibilitará o controle dos objetos e a recondução para outras finalidades, além da “logística reversa”, onde as empresas fornecedoras de produtos sejam obrigadas a recolher os resíduos de materiais fornecidos para o Judiciário.

A separação do lixo orgânico e lixo seco também é outra medida que vem sendo trabalhada. A ideia é instituir lixeiras sustentáveis dentro dos departamentos, o que facilitará o trabalho no manuseio desse lixo por parte dos coletores. Também estão sendo feitos trabalhos com a doação de equipamentos inservíveis de informática para a Secretaria de Saúde do Amapá (SESA), que ainda podem ser reutilizadas pelo órgão, o que diminuirá o impacto dentro do próprio TJAP.

O servidor ainda pontuou que durante a sua participação do V Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, ocorrido em junho deste ano, no STJ, conheceu uma medida inovadora, denominada “Rede de Sustentabilidade”, onde vários órgãos públicos se organizam para realizar compras sustentáveis de produtos e descartes de resíduos, além de campanhas ambientais em conjunto “Essas redes têm sido um sucesso na redução de consumo e facilitam no descarte”, explicou, acrescentando que “estamos trabalhando para que seja uma realidade no Amapá”.

- Macapá, 30 de julho de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD