Magistrados e servidores participam de mais uma etapa do curso em Constelações Familiares Sistêmicas

ETAPACONSTELAJUIZES 1O II Módulo do Curso de Formação em Constelações Familiares Sistêmicas, ministrado pela professora, terapeuta e pós-graduada em Direito Sistêmico no Brasil, Marilise Einsfeldt, foi realizado na sede do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e reuniu magistrados e serventuários do TJAP, membros e servidores do MP além de técnicos da Secretaria de Educação do Estado. (VISUALIZAR FOTOS)

ETAPACONSTELAJUIZES 26Esta etapa do curso – que tem um total de seis módulos – aconteceu nos dias 29 e 30 de junho e é oferecida pelo Tribunal de Justiça do Amapá em cooperação com Ministério Público do Amapá e Governo do Estado. A iniciativa tem como finalidade trabalhar o aprimoramento pessoal e profissional de magistrados, servidores públicos e profissionais liberais.

ETAPACONSTELAJUIZES 30Após as boas vindas, a ministrante iniciou o treinamento utilizando algumas técnicas, criadas pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, nas quais os participantes experimentam as sensações e o comportamento dos indivíduos diante da reconstrução da família em conflito. É a chamada Lei do Pertencimento, em que há uma regra básica para todos os grupos humanos: todos aqueles que são de uma família têm o mesmo direito de pertencer a ela.

ETAPACONSTELAJUIZES 34“Nesse módulo, tratamos das exclusões na família e os efeitos disso no seio familiar – pois a exclusão produz desequilíbrios naquele núcleo e seus membros terão que lidar com eles e seus efeitos”, explicou Marilise Einsfeldt. “O campo do sistema familiar escolhe e pressiona algum membro da família para que este, de algum modo, equilibre a exclusão, o que às vezes leva esse membro a repetir o destino do excluído”, detalhou a consteladora.

ETAPACONSTELAJUIZES 31A juíza Joenilda Lenzi, coordenadora do Centro Judicial de Solução de Conflitos do Fórum de Macapá e também titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, disse que cada módulo do curso é uma nova ferramenta para quem trabalha com o direito de família. “É um curso que vem para somar com o nosso trabalho porque é uma prática que tem a finalidade de ajudar as famílias que passam por uma situação de conflito e isso só vem melhorar a atuação do judiciário”, destacou.

ETAPACONSTELAJUIZES 32Para a Promotora de Justiça Silvia Canela, coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas do MP-AP de Santana, o treinamento chega como mais um reforço para o sistema de Justiça que tem buscado trabalhar mais o ser humano envolvido nos diversos tipos de crise, principalmente a familiar.

“Para que possamos agir com segurança é necessário termos as ferramentas necessárias para lidar com pessoas, entender de conflitos, entender da vida e suas leis, conforme trazidas por Bert Hellinger, e isso está sendo muito bem aplicado aqui pela nossa consteladora maior”, enfatizou.

ETAPACONSTELAJUIZES 17Outra participante do curso, a juíza LarissaNoronha, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, também destacou a importância da formação principalmente para quem lida com a família como eterna fonte de energia, força e, muitas vezes, problemas.

“Esse treinamento é importante porque vamos entender um pouco desse sistema familiar, com o ele se desenvolve, como a gente consegue colocar em ordem, enfim, vai nos ajudar muito na nossa prática diária e também no nosso autoconhecimento e da nossa própria evolução”, ressaltou.

- Macapá, 03 de julho de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD