Comarca de Laranjal do Jari realiza Curso Preparatório para Adoção

adocaojarivito 1Entre os dias 25 e 27 de junho de 2018, a 3ª Vara de Competência Geral e de Infância e Juventude da Comarca de Laranjal do Jari realizou Curso Preparatório para Adoção, destinado a pretendentes de Laranjal e Vitória do Jari. O referido curso é exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/90 e possui conteúdo programático envolvendo os aspectos jurídico e psicossocial da adoção.

adocaojarivito 4“Constitui uma etapa necessária à inscrição no cadastro de adotantes, bem como de processos de adoção. Essa capacitação tem o objetivo de preparar os candidatos a lidarem com os diferentes aspectos do processo de adoção, além de desconstruir paradigmas que permeiam o imaginário de quem pretende adotar”, explicou o juiz Almiro do Socorro Avelar Deniur, titular da unidade.

adocaojarivito 3Para o magistrado, “o curso é imprescindível porque auxilia a Justiça a aferir a capacidade dos pretendentes de serem pais responsáveis”.

A capacitação garante aos que concluem com aproveitamento a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção, de acordo com o perfil pretendido. Atua também para resignificar o chamado perfil ideal de criança a ser adotada, possibilitando maior celeridade nos processos de adoção após consulta à base local, estadual e nacional.

adocaojarivito 2O Curso de Preparação de Candidatos à Adoção foi facilitado pela analista judiciária Ana Carolina Pacheco da Costa, da Comarca de Vitória do Jari, que abordou os aspectos jurídicos da adoção. Também atuou como facilitadora a analista judiciária e assistente social Mara Helena Macedo – da Comarca de Laranjal do Jari, que tratou dos aspectos sociais. O público contou ainda com a moderadora Amanda Menezes, psicóloga da Secretaria de Ação Social de Laranjal do Jari.

Além dos candidatos à adoção, o curso contou com a participação dos profissionais da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Laranjal do Jari, como Conselho Tutelar, Casa de Apoio e REAJA (Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes do Vale do Jari).

Fonte: Comarca de Laranjal do Jari

- Macapá, 03 de julho de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD