Projeto “Pacificar” atende moradores da Zona Norte e certifica novos conciliadores do Tribunal de Justiça

acapacificar 6O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (Nupemec/TJAP) realizou uma grande ação do projeto “Pacificar”, no último sábado (23), no Super Fácil da Zona Norte. Na ocasião foram realizadas atividades que marcaram o encerramento do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, com a certificação de quatro mediadores.

acapacificar 3O servidor Pedro Conceição, supervisor do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos da Zona Norte, ressaltou que a principal beneficiada foi a população que recebeu perto de suas casas os mais diversos tipos de atendimentos. “Nós trouxemos desde atendimento nutricional e médico até os trabalhos que já são desenvolvidos pelo SuperFácil e o nosso atendimento jurídico, que fizemos em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio - FAMAP”, explicou.

acaopacificar 27O servidor destacou ainda o ganho que a Justiça terá com a formação de novos conciliadores. “Sem dúvida a formação de profissionais capacitados para trabalhar essa área de conciliação e mediação de conflitos vai trazer para a nossa Justiça ganhos inestimáveis”.

Sob a coordenação dos certificandos Reginaldo Santos e Elis Regina Ramos, a atividade contou também com a participação da juíza Joenilda Lenzi, titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá. A magistrada participou de composições consensuais, nas quais os acordos foram imediatamente homologados.

acapacificar 4Para Reginaldo Santos, a experiência com o curso foi fundamental para desenvolver habilidades, inclusive a de coordenar projetos. “É muito importante a gente abraçar o nosso próximo. Uma ação como essa mostra que o povo não está só, que tem alguém disposto a ouvir e ajudar a solucionar os seus problemas”, ponderou o novo mediador.

acapacificar 7Elis Regina, uma das coordenadoras do projeto e concluinte do curso para conciliadores, evidenciou o sucesso que teve a iniciativa. “Nosso projeto proporcionou ao cidadão uma visão mais ampla do Poder Judiciário, mostrando que é possível criar uma cultura de paz dentro da nossa sociedade”, considerou.

acapacificar 25Outro participante do curso, Marcos Rogério, manifestou gratidão aos profissionais que ministraram o curso. “São profissionais altamente capacitados, sempre atenciosos. Encerramos essa fase, mas sabemos que o aprendizado é contínuo. Estamos habilitados para sermos mais um suporte para o Poder Judiciário, dando nossa parcela de contribuição nessa fase que a Justiça vive com o fortalecimento das práticas consensuais”, concluiu.

acapacificar 5A coordenadora do SuperFácil Zona Norte, Ana Gurgel, ratificou a parceria firmada com o TJAP. “Para nós foi um grande privilégio participar dessa ação. Além dos bairros da Zona Norte, atendemos mais 27 comunidades do interior que são encaminhadas para cá, então temos uma demanda muito grande e esse reforço com profissionais capacitados vai contribuir para uma melhor prestação desses serviços”, disse.

acapacificar 16Durante a manhã de atendimentos, o tenente Silvio Santos, comandante do policiamento escolar, palestrou sobre o uso, prevenção e combate às drogas. “Percebemos que há ainda uma grande carência de informações sobre essa temática e nós precisamos ser esse canal de informação, mostrando para as famílias os malefícios que essas substâncias podem trazer para a vida dos cidadãos”, declarou o tenente da Polícia Militar.

acapacificar 18Anaximandro Freitas Sanches, estudante de direito, aproveitou a oportunidade para realizar a retirada da segunda via da carteira de identidade. Segundo o estudante, a ação representa uma grande sensação de acolhimento pelos moradores de bairros mais distantes. “Muitas famílias têm dificuldades para ir até o centro ter acesso a alguns serviços e com ações desse tipo as pessoas ficam mais próximas dos serviços, mais próximas da Justiça”, finalizou.

Na ação do projeto “Pacificar” foram ofertados serviços como emissão de documentos, carteira de identidade, CPF, cartão do SUS, segunda via de certidão de nascimento, atendimento da Casa da Justiça e Cidadania e do Programa Pai presente, palestras, ações nas áreas de saúde, cadastro no Sine, dentre outros.

Macapá, 25 de junho de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD