Jornada Itinerante sela apoio a projeto social de lutas marciais em Vila Progresso

bailiqueemmovimento 1Em Vila Progresso, sede do arquipélago do Bailique, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, participou da entrega de materiais e equipamentos esportivos para o projeto social “Bailique em Movimento” de artes marciais para crianças e adolescentes com Mestre Tonian. As juízas Valéria Lagrasta, do TJSP e Thaís Coutinho, do TJRS também participaram da cerimônia de entrega que ocorreu no domingo (17) e selou a parceria da Jornada Itinerante Fluvial com o projeto, que conquistou apoio da Prefeitura de Macapá, por meio da concessão de bolsa para manutenção do instrutor.


bailiqueemmovimento 9“É um grande projeto, esse do Mestre Tonian. Estamos apoiando e a Prefeitura de Macapá também é parceira. Muito interessante assistirmos a demonstração feita pelos meninos. Esses projetos sociais vão continuar, e é importante compreendermos que os seus monitores devem ter autonomia para cuidar”, declarou o presidente.


bailiqueemmovimento 14A juíza paulista, Valéria Lagrasta, disse que o projeto demonstra que, com muito amor e uma pitada de perseverança, é possível transformar a sociedade e melhorar a vida dos mais necessitados. “Retornei do Bailique com as forças renovadas e a certeza de que há muito a fazer no nosso imenso Brasil, mas que nesse lugar abençoado chamado Macapá existem pessoas incríveis, calorosas, incansáveis e que, apesar das adversidades, não poupam esforços para tornar a vida dos mais necessitados um pouco melhor”, definiu a magistrada.

bailiqueemmovimentoPara a juiza gaúcha, Thaís Coutinho, "o projeto Bailique em Movimento possui imensa relevância social porque retira jovens das ruas,do ostracismo e da falta de perspectivas impulsionando-os a objetivos e trabalhando a dedicação e o foco, além de uma saudável perspectiva de vida".

 
bailiqueemmovimento 13Presente ao evento, como convidada, a desembargadora do Tribunal Federal da 1ª Região, e vice-coordenadora dos Juizados Especiais Federais, Daniele Maranhão, se declarou “emocionada” com o projeto. “São essas iniciativas que renovam nossas esperanças na humanidade e nos revigoram a continuar prestando serviços para a população que mais precisa, em todos os rincões do Brasil”, declarou. Ela parabenizou o empenho dos magistrados e servidores do Judiciário.


bailiqueemmovimento 3A parceria teve início com a sensibilidade do juiz Luciano de Assis, coordenador da Jornada Itinerante, que acompanha o trabalho do Mestre Tonian em Vila Progresso há dois anos. “Certa vez, passando pela passarela próxima ao Centro Comunitário, observei o professor treinando as crianças em condições precárias. Fiz alguns treinos com ele e começamos a pensar no projeto para acessar recursos do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude (FAJIJ), e conseguimos materializar hoje”, disse o magistrado.


bailiqueemmovimento 4Para o juiz coordenador, “ver as crianças felizes, tendo como contrapartida a oferecer a frequência escolar e as boas notas é uma realização”. Os recursos do FAJIJ possibilitaram a compra de tatame, sacos de bater, protetores bucais, capacetes, luvas, aparadores. “É uma academia de alto nível agora aqui no Bailique. Fico feliz que o Judiciário tenha contribuído para esse sucesso. O projeto foi feito pela Vara da Infância, licitado pelo Tribunal com recursos do FAJIJ”, informou o juiz.


bailiqueemmovimento 10O magistrado festejou também a adesão do município ao projeto. “Isso mostra que nosso trabalho tem credibilidade e merece ser apoiado. Isso incentiva as outras instituições a se integrarem aos nossos projetos, fazendo com que se tornem ainda maiores e com maior alcance social”, disse o juiz Luciano. Ele aproveitou para anunciar que o TJAP também já adquiriu material e equipamentos para mais duas modalidades esportivas, futebol e capoeira.


“O esporte dignifica, e as lutas bem orientadas, ao contrário de estimular, elas controlam a agressividade e desenvolvem a disciplina e valores de respeito e ética”, finalizou o juiz.
bailiqueemmovimento 7Durante a entrega dos equipamentos esportivos, o prefeito Clécio Luís Vilhena Vieira, se comprometeu com a manutenção de bolsas para os monitores do projeto “Bailique em Movimento”, iniciando pelo Mestre Tonian. “É mais promissor quando apoiamos projetos que nascem de iniciativas populares como esse. Porque conta com alguém envolvido, compromissado e motivado. Temos aqui o Poder Judiciário patrocinando os materiais necessários e agora vamos entrar com esse complemento, que será a remuneração do instrutor. E aí todos ganham, principalmente a sociedade”, assegurou o prefeito.
bailiqueemmovimento 21O prefeito lembrou que Mestre Tonian é coletor de açaí e no intervalo de suas atividades extrativistas é que dedica tempo a treinar as crianças e os jovens da vila. “Esse sacrifício precisa ser reconhecido. São dezenas de famílias beneficiadas com o trabalho dele, que vincula o sucesso do projeto com o sucesso da criança na escola. São essas iniciativas que podem tirar realmente as nossas crianças e jovens de uma condição de vulnerabilidade, sobretudo em relação à violência e às drogas”, afirmou o prefeito Clécio.
bailiqueemmovimento 23Para o gestor municipal, “o sonho de se tornarem campeões faz as crianças caminharem para frente, embora não seja esse o objetivo primordial do projeto, mas sim social, o esporte na perspectiva de ocupação de tempo numa atividade edificante, mas também plantando em cada criança esse sonho de poder se tornar um atleta; essa mistura é que faz o sucesso de um projeto como esse”.


bailiqueemmovimento 8A coordenadora do projeto, por meio do Juizado da Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá, Ângela Martins, disse que a Jornada Itinerante permitiu que a equipe observasse a “ociosidade das crianças e jovens, levando à reflexão sobre a necessidade desses projetos sociais”. Um dos projetos é o “Comunidade em Círculo”, que trata da capacitação de lideranças comunitárias para práticas restaurativas, já em desenvolvimento, e o segundo é “Bailique em Movimento”.


bailiqueemmovimento 22“Vamos inaugurar a modalidade muay thai com 20 crianças, inicialmente, mas a meta será de 60 alunos. Tem a flexibilidade de incluir mais alunos desde que o mestre perceba a demanda”, explicou Ângela. As crianças foram selecionadas nas escolas do arquipélago e a partir de atendimentos feitos pela equipe da Jornada Itinerante. “Priorizamos as crianças em risco social, oriundas das famílias mais carentes. Também as crianças que apresentam problemas de indisciplina e evasão escolar, porque o esporte tem o viés da transmissão de valores”, argumentou Ângela.
Para a coordenadora Ângela, além do aspecto socioeducacional, a ideia é também “revelar talentos, levar desenvolvimento psicomotor, além de despertar valores e princípios na comunidade”. As crianças do projeto que não estiverem estudando serão matriculadas e acompanhadas na escola, “porque esse é um critério para participar do projeto”.


bailiqueemmovimento 18Toni Amanajás, o Mestre Tonian, informa que o projeto começa com muay thai, mas também será incrementado com mais duas modalidades, jiu jitsu e luta greco-romana. “Vamos colocar a criançada para treinar de tudo um pouco com esse material que chegou”. Ele conta que sustenta a família tirando açaí, e aproveita os intervalos para treinar os alunos. “Sou filho do Bailique, morei em Macapá onde conheci a arte das lutas e hoje posso trazer para os meus conterrâneos”, conta ele.


“Faço de coração e durante esses dois anos nunca recebi por esse trabalho. Com o apoio que chega agora podemos pensar em mais tempo para dedicarmos ao esporte com nossos alunos, a quem agradeço muito. Sem eles não existiria esse projeto. Acredito que podemos produzir campeões, porque nossos alunos têm talento, tanto os meninos como as meninas”, disse o Mestre.


bailiqueemmovimento 2Para Mestre Tonian, treinar as adolescentes também contribui para o combate à violência contra as mulheres, uma vez que as lutas são utilizadas como defesa pessoal. “Hoje, muitas mulheres, no Brasil todo, praticam jiu jitsu e muay thai para autodefesa. Há relatos de jiujiteiras nocauteando seus agressores”, disse. As mulheres somam 60% dos alunos de Mestre Tônia, isso porque ele também criou uma turma para jovens e adultos que praticam o esporte para emagrecer e manter a saúde. “São 16 mulheres que estão nessa turma e o resultado tem sido excelente”, finalizou.


Macapá, 20 de junho de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD