Cooperação entre instituições parceiras é o segredo do sucesso da Jornada Itinerante Fluvial no Bailique

COOPERACAOBAILIQUE 3A equipe da Jornada Itinerante Fluvial é composta por magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá e de instituições parceiras, alguns deles já participando há mais de uma década. “A equipe é focada e disciplinada.

COOPERACAOBAILIQUE 4“Nos tornamos uma grande família e como vivemos em grupo, desenvolvemos regras de convívio que incluem dormir cedo e acordar cedo, por exemplo, para darmos conta de concluir o trabalho. Assim conseguimos superar a distância de nossos familiares e do conforto de nossos lares”, disse o juiz Luciano de Assis, durante a 131ª Jornada Itinerante Fluvial no Arquipélago do Bailique, que acontece desde o último domingo (17) até a próxima quinta-feira (21).

COOPERACAOBAILIQUE 2Dentre os integrantes mais antigos do grupo está a papiloscopista da Polícia Técnico Científica do Amapá, Jurema Salvador. “A experiência de trabalhar em cooperação com a Justiça é muito boa, documentando os ribeirinhos. Vamos a muitas comunidades e atendemos pessoas muito carentes que precisam de documentos até mesmo para acessar outros serviços e benefícios”, explicou a servidora, que integra a Jornada há mais de 20 anos. “Trabalhamos em dois expedientes e, em média, faço de 50 a 60 carteiras de identidade por dia. Sinto que integro a família Itinerante e me sinto realizada”, concluiu.

COOPERACAOBAILIQUE 13A conselheira tutelar da zona norte, Marta Souza, também se declarou realizada com a participação na Jornada. “Aqui nos asseguramos os direitos das crianças e dos adolescentes. Encontramos diversas ocorrências, como maus tratos e situações de risco. Nosso trabalho é de ação e de prevenção”, explica. A conselheira relata que nas regiões ribeirinhas é comum que os pais saiam para pescar ou plantar e deixem crianças sozinhas em casa, correndo riscos. “Essa cultura nós trabalhamos para mudar. Orientamos e eles tomam ciência de que esse procedimento não é correto”, revela.

COOPERACAOBAILIQUE 8Segundo a conselheira, casos de estupro intrafamiliares também são recorrentes na região. “Vizinhos e familiares esperam a Jornada Itinerante chegar e nos trazem as denúncias. Assim conseguimos apurar e dar encaminhamentos”, disse. Além desse trabalho de apuração de crimes, o Conselho Tutelar também visita escolas e famílias para oferecer palestras e escuta ativa, e integra ações de fiscalização em boates e bares, conjuntamente com o Comissariado da Infância e Juventude.

COOPERACAOBAILIQUE 10Fernando Canthé é odontólogo do Centro de Especialidades Odontólogicas do Estado (CEO). Está em sua quinta Jornada e se diz realizado. “Só tenho a dizer coisas boas sobre a minha atividade e sobre o trabalho de todos os colegas da Itinerância. Nós aprendemos muito com a população daqui, sobre solidariedade, sobre sermos úteis e podermos amenizar as adversidades pelas quais eles passam”, declarou.

COOPERACAOBAILIQUE 17O trabalho odontológico desenvolvido pelo dentista é majoritariamente de prevenção com crianças. Mas, em Vila Progresso ele consegue realizar procedimentos e atendimentos porque a Unidade Básica de Saúde da Prefeitura conta com um gabinete odontológico bem equipado.

“Em muitos casos a gente inicia o tratamento aqui e encaminhamos para conclusão no CEO, em Macapá. Já atendemos, inclusive, um caso de carcinoma (câncer bucal)”, relatou o dentista. Segundo ele, entre os adultos, as ocorrências mais comuns, além de cárie, são as doenças periodontais, ou seja, “ataques bacterianos que inflamam e destroem as gengivas e ossos”.

COOPERACAOBAILIQUE 1Participando pela primeira vez da Jornada, o Tenente Moreira, do Corpo de Bombeiros do Amapá, disse que a contribuição de seu contingente é “na parte operacional de transporte com pilotos de voadeiras, busca e salvamento, fiscalização de embarcações no intuito de garantir segurança aos usuários”. Um enfoque especial na fiscalização dos bombeiros é quanto ao uso de tampas adequadas nos motores das embarcações, para evitar acidentes de escalpelamento e outros, comuns na região.

COOPERACAOBAILIQUE 9Desde 2003 participando como voluntária na Jornada Itinerante, a pedagoga Marta Carvalho, do Núcleo do Programa do Livro Didático (Nuprolid), da Secretaria Estadual de Educação, tem como tarefa principal o projeto “Viajando com a Leitura”, por meio do qual oferece livros e revistas para as crianças e pais enquanto aguardam atendimento. São obras paradidáticas, revistas em quadrinho e edições da revista Ciência Hoje.

COOPERACAOBAILIQUE 12Mas, a pedagoga vai muito além da sua atividade de incentivadora da leitura. “Criamos laços de amizade com as famílias e acabamos nos tornando a referência delas para ajudar a resolver diversas situações em Macapá”, relatou. Marta percorre as ilhas e visita as casas, sempre se dispondo a colaborar na solução de questões de saúde, educação e outras carências.

Instituições como CAESA, Defensoria Pública do Estado e Prefeitura de Macapá também enviaram equipes para a 131ª Jornada Itinerante Fluvial no Arquipélago do Bailique.

- Macapá, 19 de junho de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD