“Desconsideração da personalidade jurídica” foi questão central nos debates do Grupo de Trabalho Cível durante o 43º FONAJE

fonajegtsencunO maior Grupo de Trabalho composto para o 43º Congresso do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE) foi da área Cível. Mediado pela juíza Maria do Carmo Honório, do Juizado Especial Cível e de Fazenda Pública de Campinas – SP, o GT analisou seis propostas, dentre elas, destacou a juíza, “a desconsideração da personalidade jurídica, um instituto do Código de Processo Civil, por meio do qual é possível desconsiderar a personalidade de uma pessoa jurídica para atingir os bens dos próprios sócios em prol da satisfação integral de uma obrigação”.

fonajegtsencun 2De acordo com a magistrada, o Novo Código de Processo Civil criou um incidente para processamento de situações as quais a parte requer a desconsideração da personalidade jurídica. “Para os Juizados Especiais, esse incidente acaba afrontando critérios próprios do sistema, quais sejam a oralidade, a celeridade e a economia processual”, argumentou a juíza.

fonajegtsencun 3O GT debateu a possibilidade, ou não, de os juizados processarem a desconsideração da personalidade jurídica sem o incidente previsto no CPC. “Mas, existe uma grande celeuma acerca de uma previsão, que está no próprio CPC, de que os juizados teriam que fazer o incidente também. O que se discute é a legalidade ou não dessa forma de processamento nos Juizados Especiais”, explicou a magistrada.

Por se tratar de uma questão ainda polêmica no meio jurídico, o grupo considerou que a questão ainda não está amadurecida o suficiente para dar ensejo a um enunciado, que serve de diretriz para todos os estados. A juíza acrescentou que o tema será encaminhado à plenária composta por representantes das unidades federativas para decisão final.

Macapá, 15 de junho de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD