Grupo de Trabalho aprova moções por mais estrutura e apoio aos Juizados da Fazenda Pública no 43º FONAJE

fonajegtsencun 46O Grupo de Trabalho Fazenda Pública foi mediado pelo juiz Aiston Henrique de Souza, da Turma Recursal do Distrito Federal, no 43º Congresso do Fórum dos Juizados Especiais (FONAJE). O GT debateu duas propostas de enunciados, uma referente a contagem de prazos e outra referente a custas nos juizados.

fonajegtsencun 71De acordo com o mediador, a primeira proposta trata da inclusão de incapazes no perfil de pessoas que podem litigar nos juizados especiais de fazenda pública, em razão de uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “O grupo entendeu que o tema ainda não está suficientemente maduro e requer uma reflexão maior, por isso postergamos esse debate”, explicou o magistrado.

fonajegtsencun 43O juiz Eduardo Navarro, presente neste GT, também participou dos debates. A segunda proposta tratou da possibilidade de complementação de custas no Agravo de Instrumentos contra decisões dos Juizados de Fazenda Pública. “O grupo deliberou também por rejeitar essa proposta, uma vez que se lida com a ideia de evitar ao máximo o recurso nos juizados especiais.

fonajegtsencun 41Nenhuma das propostas de enunciados foi aprovada, mas o GT definiu por moções em prol dos Juizados de Fazenda Pública. “Decidimos por ampliar o debate sobre a estrutura de apoio aos juízes da Fazenda Pública. Há uma demanda muito grande por prestação jurisdicional, notadamente nas questões de implementação de direitos fundamentais como saúde, bem como nas questões referentes aos direitos dos servidores públicos”, relatou o magistrado.

As moções serão dirigidas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos tribunais “no intuito de reivindicar melhorias na estrutura desses juizados, bem como mecanismos que possam estimular a mediação judicial e extrajudicial dos problemas, sobretudo junto ao Poder Executivo”, finalizou o juiz Aiston Henrique.

- Macapá, 15 de junho de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social

FOTOS: Márcia do Carmo, Sal Lima e Jade Gouldings
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD