Conselho Estadual de Gestão Fiscal discute eventuais impactos locais da greve dos caminhoneiros em reunião extraordinária
Na manhã desta terça-feira (29), chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Associação dos Municípios do Estado do Amapá e Prefeitura de Macapá participaram de uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Gestão Fiscal (CEGF) para tratar sobre os eventuais impactos locais da greve nacional dos caminhoneiros.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, parabenizou o Executivo pela iniciativa de reunir o Conselho Gestor para debater o assunto e a forma dialogada de enfrentar a crise. “Em que pese a situação delicada que o país atravessa, no Amapá nós estamos enfrentando com tranquilidade e calma para que de alguma forma a população não seja atingida, e se for que seja o menos possível”.
A finalidade do Comitê é ampliar as discussões e traçar estratégias para evitar impactos e buscar medidas que garantam a continuidade dos serviços essenciais em áreas como saúde, segurança pública e educação, com a garantia de que os alimentos vão continuar chegando à mesa dos amapaenses.
Como deliberação do Conselho, o governador Waldez Góes anunciou a redução da carga tributária do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre óleo diesel e lubrificantes de 25% para 17%, tendo como medidas de compensação (art. 14, LRF) a aprovação com a máxima urgência de três projetos de lei a serem encaminhados ainda esta semana à Assembleia Legislativa do Amapá: PL 13/17 (modernização dos controles tributários) e PL Tesouro Verde, os dois já em tramitação; além do PL para instituição de Taxa sobre Controle de Recursos Hídricos.
“Estamos monitorando cada área e dialogando com os caminhoneiros. Surgiu a necessidade de redução da alíquota do óleo diesel e, para isso, temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal com medidas compensatórias que estão dentro dos três projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa do Amapá”, finalizou o governador.
- Macapá, 29 de maio de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 29 Mai 2018 15:28