TJAP oferece atendimento jurisdicional e ações de cidadania na 25ª Ação Global
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) – por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Casa de Justiça e Cidadania e Programa Pai Presente – participou, no último sábado (26), da Ação Global 2018, evento capitaneado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Rede Globo de Televisão e que visa o amplo atendimento às comunidades mais carentes com serviços nas áreas de cidadania, saúde, cultura, esporte e lazer. (VISUALIZAR FOTOS)
A programação, que durou o dia todo (das 8 às 17 horas), foi realizada no bairro Jardim Felicidade II (na Zona Norte de Macapá) e estima ter atendido cerca de 28 mil pessoas com mais de 70 tipos de serviços gratuitos. Um total de 225 parceiros e 1,5 mil voluntários integraram esta edição.
Segundo a mediadora do Nupemec e supervisora da Casa de Cidadania Linda Miranda, somente a Justiça do Amapá deve ter atendido até 1700 pessoas. “Nós estávamos com uma equipe de 30 atendentes, entre Nupemec, Cejusc, Casa de Justiça e Cidadania, Programa Pai Presente e Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio-Famap”, esclareceu.
“Entre estes atendimentos também estão orientação jurídica básica, mediação de conflitos e encaminhamento (com orientação documental e ficha de desconto) para emissão de Certidão de Nascimento em cartório”, completou. “Procuramos fazer um atendimento rápido, mas não apressado, pois valorizamos a qualidade no tratamento do problema do cidadão que chega até nós”, garantiu Lucilene.
A estudante do 3º semestre do curso de Direito da Faculdade Estácio-FAMAP, Cristiane Miranda, de 18 anos, é uma das voluntárias desta ação. “É a primeira vez que venho, mas eu e outros colegas viemos para ajudar a dar conta do fluxo da demanda, que sabemos que é bem grande”, explicou.
“Estou ajudando principalmente na organização do público e auxiliando nas solicitações de registro de nascimento, mas outros colegas estão oferecendo atendimento legal mais complexo e mediando conflitos”, relatou a futura advogada. “É minha primeira edição, mas pretendo voltar em próximas edições”, concluiu Cristiane Miranda.
Um dos atendidos pela equipe da Justiça foi o auxiliar de limpeza Almir Rodrigues Pelaes, de 32 anos, que procurou o mutirão para emitir a Certidão de Nascimento de seu filho, João, de um ano e sete meses. “Acabei adiando esse documento por falta de tempo, mas com a orientação do pessoal da Justiça, que nessa ação veio aqui pertinho de casa, consegui a informação correta e vou ao Cartório já na próxima terça, com documentos corretos, e resolvo esse problema”, relatou.
A autônoma Joyce do Nascimento, de 33 anos, também procurou a Ação Global para regularização de registro de nascimento, mas neste caso de seu sobrinho. “Havia dados errados da Certidão dele e viemos retificar para que ele possa tirar a Carteira de Trabalho”, explicou.
“Foi um atendimento rápido e simples. E a primeira vez que participo da ação, mas são muitos serviços úteis e vou recomendar para família e amigos”, finalizou Joyce.
- Macapá, 28 de maio de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 28 Mai 2018 01:55