NUPEMEC promove capacitação de 300 acadêmicos em técnicas de mediação e conciliação
A luta por uma sociedade mais justa e harmônica requer muita dedicação por parte de todos que a compõem, em especial aos operadores do Direito e colaboradores da Justiça. Visando a capacitação de novos mediadores e conciliadores, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá – NUPEMEC/TJAP realizou treinamento para acadêmicos da Faculdade de Macapá – FAMA, nos dias 23, 24 e 25 de maio.
Com a supervisão das instrutoras do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, Euzinete Bentes, Sâmia Waldeck, e as colaboradoras Nilce Helena Ferreira e Regina Coutinho, ao todo mais de 300 alunos do 7º ao 10º semestre foram capacitados com técnicas de mediação e conciliação. Os acadêmicos receberam o treinamento que os capacita a atuar no Centro Judiciário de Solução de Conflitos – CEJUSC’s instalado dentro da instituição e no CEJUSC recém inaugurado na zona oeste de Macapá.
O curso foi divido em três etapas. Na primeira foi apresentada a política de conciliação e mediação estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça e como cada Tribunal vem desenvolvendo essa política. Na segunda foram apresentadas as técnicas de mediação e práticas simuladas. Por fim, após a fase teórica, o treinamento teve audiências fictícia, para fixar os conhecimentos adquiridos.
De acordo com a instrutora Sônia Ribeiro, foram apresentadas técnicas de 12 ferramentas específicas que vão desde a declaração e abertura de uma sessão de mediação até a aplicação de técnicas próprias para cada caso. “Cada situação requer método distinto. Em uma ação de consumidor, por exemplo, será utilizada a técnica de negociação. Em casos de família, conflitos entre vizinhos, utilizamos a mediação”, explicou a servidora.
Sônia Ribeiro destacou que o Tribunal de Justiça, em cooperação com as faculdades conveniadas, vem trabalhando arduamente na construção de uma cultura de paz, fomentando cada vez mais a política de mediação e conciliação. “Estamos sempre com esse objetivo de chegar a uma solução pacífica para os conflitos, e nesse sentido é imprescindível o nosso esforço em formar novos mediadores, capazes de conduzir sessões e alcançar o acordo entre as partes”, finalizou.
- Macapá, 28 de maio de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Domingo, 27 Mai 2018 23:49