Internas do pavilhão feminino do IAPEN participam de Constelação Familiar com Marilise Einsfeldt

PROJETOCARCERE 1Dando continuidade ao projeto “Constelações Familiares no Cárcere”, a consteladora Marilise Einsfeldt realizou a prática com 16 mulheres em cumprimento de pena no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), na quinta-feira (24). Além das detentas, o evento envolveu suas mães e pais. Atualmente a ala feminina do IAPEN conta com 120 presas, entre provisórias e condenadas.

PROJETOCARCERE 10A diretora da Penitenciária Feminina, Elisângela Gomes, disse que essa é a segunda experiência com o mesmo grupo de detentas. Segundo ela, “os resultados são surpreendentes com relação à mudança de comportamento das internas dentro do cárcere e com as suas famílias”. O trabalho é fruto de uma cooperação entre o sistema carcerário, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

PROJETOCARCERE 4Elisângela informou que o grupo selecionado é composto por mulheres que já cumprem condenação, a maioria por envolvimento no tráfico de drogas. “Nosso critério foi indicar aquelas que apresentavam problemas disciplinares, condutas inadequadas dentro do complexo”. Além da Constelação Familiar, elas também participam de círculos de diálogos promovidos pelo Núcleo de Práticas Restaurativas do IAPEN (NPR).

 

PROJETOCARCERE 7André Barreiros é educador penitenciário e atua no NPR. Sua experiência com os círculos restaurativos e de diálogos mostra que nenhum perfil pode ser considerado inapropriado para participar das práticas. “Realizamos círculos no chamado cadeião, e esse ano queremos atingir 400 pessoas. Enfrentamos dificuldade de espaço, porque temos que tirar o preso do cadeião a trazê-lo de forma segura para a quadra onde é realizada a prática, mas acreditamos nesse esforço e vamos continuar”, declarou.

PROJETOCARCERE 6Na Penitenciária Feminina, a coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania do TJAP, Linda Miranda, disse que “o trabalho vem sendo desenvolvido desde o ano passado, e neste módulo, em especial, decidimos trabalhar com a inclusão dos familiares o que para elas foi uma emocionante surpresa”. Linda afirma que as participantes do projeto atenderam espontaneamente ao convite.

PROJETOCARCERE 2A consteladora Marilise Einsfeldt realizou também uma experiência de Constelação Familiar com agentes e educadores penitenciários, na terça-feira (22). Na ocasião, foi trabalhada a importância da atuação conjunta dos dois grupos que, apesar de terem funções diferentes e específicas, precisam atuar em conjunto para melhor resultado no processo reeducativo dos detentos.

- Macapá, 25 de maio de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD