Programa Cidadão Mirim da Comarca de Porto Grande realiza cerimônia de entrega de uniformes para 2018

mirimportoo 2O Campus do Instituto Federal do Amapá (IFAP) de Porto Grande recebeu a cerimônia de entrega dos uniformes do Programa Cidadão Mirim 2018. Com realização do 7º Batalhão da Polícia Militar em parceria com a Amapá Florestal e Celulose S.A. (AMCEL) e apoio institucional da Vara Única da Comarca de Porto Grande, o ato reafirmou o compromisso dos parceiros com a comunidade e dos jovens com o programa. A cerimônia ocorreu no último dia 17.

mirimportoo 1O Cidadão Mirim é uma iniciativa que busca influenciar positivamente as crianças e adolescentes que dele fazem parte por meio do ensino de valores familiares e cívicos, além da inspiração na disciplina militar e apoio à educação formal e à prática de esportes. Com essas iniciativas, o programa ocupa parte do tempo livre dos jovens, com práticas saudáveis que os mantém longe das ruas e das drogas.

mirimportoo 13A cerimônia contou com as seguintes presenças: o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork; o titular da Vara Única e diretor do Fórum da Comarca de Porto Grande, juiz Esclepíades de Oliveira Neto; o comandante do 7º Batalhão da PM, Major Clebson Maciel de Castro; o presidente da AMCEL, Motoo Fukase; e o gerente administrativo e jurídico da AMCEL, José Antônio Leal da Cunha.

mirimportoo 16Segundo José Antônio, o programa Cidadão Mirim é uma iniciativa promissora e com grande potencial de mudança positiva no futuro dos participantes. “Um dos maiores ganhos com o projeto é seu reforço nos valores familiares, como respeito aos pais, e a manutenção destas crianças e adolescentes longe das drogas e seus prejuízos, que podem repercutir por toda a vida”, afirmou.

mirimportoo 17Para o juiz Esclepíades Neto, o principal recado a ser dado naquele momento, tanto aos jovens do programa Cidadão Mirim quando aos demais presentes, é que a Constituição Federal determina que o poder emana do povo e a ele deve servir. “Nunca esqueçam que a cidadania brasileira deve sempre prevalecer e que o povo brasileiro é nosso patrão, é a quem devemos servir e de quem devemos cuidar”, assegurou.

“Não só as instituições públicas devem servir a população brasileira, mas também as empresas da iniciativa privada”, defendeu, acrescentando que “se todos se unirem não haverá desafio que não possa ser superado”.

mirimportoo 18O presidente da AMCEL, Motto Fukase, afirmou ser uma honra participar do projeto Cidadão Mirim. “Agradeço à Polícia Militar e à Justiça do Amapá pela parceria e por nos permitir participar de uma iniciativa que muito nos orgulha, pois promove a formação de cidadãos de bem”, concluiu.

mirimportoo 19De acordo com o Major Clebson, todos os parceiros foram importantes na execução do Cidadão Mirim, mas o apoio da família é o mais fundamental. “Sem sua referência e união o projeto não seria possível”, garantiu. “Agradeço a presença de todos os pais que puderam vir e sua participação diária na vida, educação e orientação destes meninos e meninas, e por nos honrarem ao nos permitirem integrar esta tarefa”, concluiu o Major.

mirimportoo 36Para o presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, “o programa também desenvolve na criança ou adolescente a perspectiva do sonho com o futuro, sem deixar de formar a criança no sentido de aprender sobre cidadania e despertar um compromisso com a comunidade em que vive”.

Longe de beneficiar somente os participantes, “o programa também beneficia a família e a própria sociedade, pois multiplica valores voltados à cidadania, ética e disciplina”, concluiu o presidente do TJAP.

CIDADAO MIRIM ENTREVISTA 4Segundo um dos meninos que integram o projeto, Kaio Ronan Gomes da Silva, de 13 anos, o programa Cidadão Mirim foi muito importante para mudar seu comportamento diante da família, dos colegas e mesmo de atividades como o estudo ou tarefas domésticas. “Eu era muito preguiçoso e indisciplinado, mas hoje me dedico mais a tudo que faço, tanto na escola quanto em casa”, revelou. “Até penso mais no futuro e hoje sonho em ser policial, mas se meu destino for outro também sei que vou encarar e vou conseguir”, garantiu.

Sua avó e mãe adotiva, Rosa Maria Souza da Mota, confirma a mudança e se tivesse outros filhos em idade de participar do programa, faria de tudo para incluí-los. “Respeitoso com a família ele sempre foi, mas hoje ele é um menino muito mais calmo e comportado, sempre tentando ajudar e se dedicando muito ao estudo”, testemunhou agradecida.

CIDADAO MIRIM ENTREVISTA 1Larisse de Souza da Silva, 16 anos, também garante ter mudado a partir do projeto. “Antes eu era brigona e esquentada, mas hoje estou muito melhor, e melhorei minhas notas também”, relatou. Sua irmã, Clarice Ferreira da Silva, de 18 anos, confirmou a história. “Todos notaram a mudança dela e isso demonstra que o programa Cidadão Mirim realmente é muito bom para quem participa, não só no presente, mas ajudando no futuro deles também”, complementou.

 

- Macapá, 29 de maio de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD